A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO JURÍDICA NO PERÍODO EXTRAORDINÁRIO DE PANDEMIAS: A PROPAGAÇÃO DA CULTURA JURÍDICA COMO MECANISMO DE INCLUSÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.37951/2236-5788.2024v24i2.p105-117Keywords:
Democratization;, Language, COVID-19, Legal educationAbstract
The pandemic that happened because of COVID-19, which generated social,
economic, emotional, psychological and legal impacts, because of the need to rethink various
matters instituted by law. Despite the difficult scenario, it is important that this period is not
empty for society. In this context, it is important that the legal culture is disseminated, based on
technological resources, characterized by accessibility, objectivity and illustrativeness, which
is challenging for the characters of the law, insofar as the Law, because of the remarkable
discussions and arguments techniques, it's a little exclusionary.
References
ADEODATO, João Maurício. Retórica como metódica para estudo do direito. Sequência
(Florianópolis), v. 55, 2008. Disponível em:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/21777055.2008v29n56p55.Acesso
em: 05 ago. de 2020.
BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Recurso Especial 1.777.404 - TO. Rel. Ministra Nancy
Andrighi, 2020. Disponível em:
https://ww2.stj.jus.br/processo/revista/documento/mediado/?componente=ITA&sequencial=1
&num_registro=201802903991&data=20200511&formato=PDF. Acesso em: 04 de
ago. 2020.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Informativo número 977.
http://www.stf.jus.br/portal/informativo/verInformativo.asp?s1=substitui. Acesso em: 05 ago.
de 2020.
BRETAS, Hugo Rios Bretas. Manual de Publicidade Médica. 1. ed. Brasília, Anadem, 2020.
BRETAS, Hugo Rios.; MACHADO, Ana Maria Alves. . A autonomia de cátedra do professor
do Curso de Direito, ante o perfil social pluralista. In: Maria Vital da Rocha; Felipe dos Reis
Barros. (Org.). EDUCAÇÃO JURÍDICA E DIDÁTICA NO ENSINO DO DIREITO.
ed.Florianópolis: Habitus, 2020, v. 1.
BRETAS, Hugo Rios. ; MACHADO, Ana Maria Alves. . LINDB COMENTADA: TEORIA
APLICADA (Incluindo a Lei 13.655 de 2018). 1. ed. Rio de Janeiro: Ágora21, 2018.
CÍCERO, Marco Túlio. Dos Deveres. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
DIÁRIO DA MANHÃ. Conheça as maiores pandemias da história: do coronavírus a gripe
espanhola. Disponível em: https://diariodamanha.com/noticias/conheca-as-maiorespandemias-da-historia-do-coronavirus-a-gripe-espanhola/. Acesso em: 27 jul. 2020.
DOS SANTOS, Marcelo Pereira. O uso das novas tecnologias na prática jurídica. In: Âmbito
Jurídico, 2012. Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-100/o-uso-dasnovas-tecnologias-na-pratica-juridica/ Acesso em: 05 out. 2020.
FACHIN, Luiz Edson. Estatuto Jurídico do Patrimônio Mínimo. 2. ed. Rio de
Janeiro,Renovar,2008.
FERRAZ JÚNIOR, Tércio Sampaio. Introdução ao estudo do direito. 4. ed. São Paulo: Atlas,
LIMA, Valéria Vernaschi. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensinoaprendizagem. Interface (Botucatu) [online]. 2017, vol.21, n.61, pp.421-434.
MATTAR, João. Metodologia científica na era digital. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
BRUSQUE/SC. Saiba quais foram as pandemias mais letais da história. Disponível em:
https://brusque.portaldacidade.com/noticias/saude/saiba-quais-foram-as-pandemias-maisletais-da-historia-0505. Acesso em: 27 jul. 2020
UNAIDS. Estatísticas.. Disponível em: https://unaids.org.br/estatisticas/. Acesso em: 27 jul.
VEJA SAÚDE. Gripe: quais foram as maiores epidemias da história. 2018. Disponível em:
https://saude.abril.com.br/medicina/gripe-quais-foram-as-maiores-epidemias-da-historia/.
Acesso em: 27 jul. 2020.