A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO JURÍDICA NO PERÍODO EXTRAORDINÁRIO DE PANDEMIAS: A PROPAGAÇÃO DA CULTURA JURÍDICA COMO MECANISMO DE INCLUSÃO SOCIAL

Authors

  • Hugo Rios Bretas Centro Universitário Newton Paiva
  • Cyntia Teixeira Pereira Carneiro Lafetá Centro Universitário Newton Paiva

DOI:

https://doi.org/10.37951/2236-5788.2024v24i2.p105-117

Keywords:

Democratization;, Language, COVID-19, Legal education

Abstract

The pandemic that happened because of COVID-19, which generated social,
economic, emotional, psychological and legal impacts, because of the need to rethink various
matters instituted by law. Despite the difficult scenario, it is important that this period is not
empty for society. In this context, it is important that the legal culture is disseminated, based on
technological resources, characterized by accessibility, objectivity and illustrativeness, which
is challenging for the characters of the law, insofar as the Law, because of the remarkable
discussions and arguments techniques, it's a little exclusionary.

Author Biographies

Hugo Rios Bretas, Centro Universitário Newton Paiva

1 Pós-Doutorando, Doutor e Mestre em Direito Privado, Pós-graduado em Direito Civil e Graduado em Direito
pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Coordenador das pós-graduações em Direito Público,
Direito de Família e das Sucessões, Membro da CPA, CONSEPE, Membro do Núcleo Docente Estruturante
(NDE), Coordenador do Grupo de Pesquisas GEPAM e Professor da Escola de Direito, EAD, Extensão e
Conteudista do Centro Universitário Newton Paiva; Coordenador da Pós-graduação em Direito Público,
Constitucional e Ambiental, membro do colegiado e professor da pós-graduação e graduação da UNIFUNCESI.
Professor das Pós-graduações do SENAC, UNIPAC, UCA-DF. Parecerista dos Periódicos da Faculdade Mineira de Direito (PUC/MG), UNIFOR-MG, RBEC e PENSAR. Membro da Comissão Estadual de Advogados Professores da Ordem dos Advogados do Brasil (OABMG).

Cyntia Teixeira Pereira Carneiro Lafetá, Centro Universitário Newton Paiva

Possui graduação em Direito - Faculdades Milton Campos (1996), Licenciatura em Ciências Sociais e mestrado
em Ciência-Jurídico-Política pela Universidade Clássica de Lisboa (2002). Professora regime integral do Centro
Universitário Newton Paiva, membro NDE - Núcleo Docente Estruturante do Curso de Serviços Judiciais e do
Curso de Direito do Centro Universitário Newton Paiva, professor pós-graduação direito público do Centro
Universitário Newton Paiva, membro do colegiado do curso de direito do Centro Universitário Newton Paiva,
professora da Faminas-BH e da Faculdade de Direito Promove. Atuou como Parecerista da Revista Jurídica do do
Centro Universitário Newton Paiva, Membro da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MG. Diretora de Relações Internacionais em Matéria Previdenciária e Diretora Judiciária do Instituto de Estudos Previdenciários
IEPREV, autora de diversos artigos jurídicos e capítulos de obras jurídicas no Brasil e no Exterior. Advogada..
Atua como advogada de direito público e de direito previdenciário. Sócia do Escritório de Advocacia Carneiro Lafetá Advogados Associados.

References

ADEODATO, João Maurício. Retórica como metódica para estudo do direito. Sequência

(Florianópolis), v. 55, 2008. Disponível em:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/21777055.2008v29n56p55.Acesso

em: 05 ago. de 2020.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Recurso Especial 1.777.404 - TO. Rel. Ministra Nancy

Andrighi, 2020. Disponível em:

https://ww2.stj.jus.br/processo/revista/documento/mediado/?componente=ITA&sequencial=1

&num_registro=201802903991&data=20200511&formato=PDF. Acesso em: 04 de

ago. 2020.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Informativo número 977.

http://www.stf.jus.br/portal/informativo/verInformativo.asp?s1=substitui. Acesso em: 05 ago.

de 2020.

BRETAS, Hugo Rios Bretas. Manual de Publicidade Médica. 1. ed. Brasília, Anadem, 2020.

BRETAS, Hugo Rios.; MACHADO, Ana Maria Alves. . A autonomia de cátedra do professor

do Curso de Direito, ante o perfil social pluralista. In: Maria Vital da Rocha; Felipe dos Reis

Barros. (Org.). EDUCAÇÃO JURÍDICA E DIDÁTICA NO ENSINO DO DIREITO.

ed.Florianópolis: Habitus, 2020, v. 1.

BRETAS, Hugo Rios. ; MACHADO, Ana Maria Alves. . LINDB COMENTADA: TEORIA

APLICADA (Incluindo a Lei 13.655 de 2018). 1. ed. Rio de Janeiro: Ágora21, 2018.

CÍCERO, Marco Túlio. Dos Deveres. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

DIÁRIO DA MANHÃ. Conheça as maiores pandemias da história: do coronavírus a gripe

espanhola. Disponível em: https://diariodamanha.com/noticias/conheca-as-maiorespandemias-da-historia-do-coronavirus-a-gripe-espanhola/. Acesso em: 27 jul. 2020.

DOS SANTOS, Marcelo Pereira. O uso das novas tecnologias na prática jurídica. In: Âmbito

Jurídico, 2012. Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-100/o-uso-dasnovas-tecnologias-na-pratica-juridica/ Acesso em: 05 out. 2020.

FACHIN, Luiz Edson. Estatuto Jurídico do Patrimônio Mínimo. 2. ed. Rio de

Janeiro,Renovar,2008.

FERRAZ JÚNIOR, Tércio Sampaio. Introdução ao estudo do direito. 4. ed. São Paulo: Atlas,

LIMA, Valéria Vernaschi. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensinoaprendizagem. Interface (Botucatu) [online]. 2017, vol.21, n.61, pp.421-434.

MATTAR, João. Metodologia científica na era digital. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

BRUSQUE/SC. Saiba quais foram as pandemias mais letais da história. Disponível em:

https://brusque.portaldacidade.com/noticias/saude/saiba-quais-foram-as-pandemias-maisletais-da-historia-0505. Acesso em: 27 jul. 2020

UNAIDS. Estatísticas.. Disponível em: https://unaids.org.br/estatisticas/. Acesso em: 27 jul.

VEJA SAÚDE. Gripe: quais foram as maiores epidemias da história. 2018. Disponível em:

https://saude.abril.com.br/medicina/gripe-quais-foram-as-maiores-epidemias-da-historia/.

Acesso em: 27 jul. 2020.

Published

2025-04-08