Cultura popular nordestina e educação em saúde: o que tem a ver?

Authors

  • Ana Karoline de Morais Pina
  • Beatriz Ferreira Adelar Bonifácio
  • Dannielle Cristina Vieira de Souza
  • Evellyn Dayanne Silva Lima
  • Kaique Leite de LIMA
  • Lorena Rosa Silva
  • Mariana Rodrigues de Oliveira
  • Murillo Antonio de Melo Nascimento
  • Nayara de Almeida Batista
  • Tamara Lacerda Vieira e Cunha
  • Andreia Assis Carvalho
  • Geraldo José de Oliveira
  • Licurgo Dutra
  • Lila Louise Moreira Martins Franco

Abstract

A cultura popular nordestina se diversifica no que se refere à sua comida típica, seu artesanato, quanto à sua literatura de cordel, que possui uma linguagem própria, sua música, fortemente evidenciada pela sanfona, e a comunicação nordestina por meio de fantoches e boneco de mamulengo. Estes aspectos são ferramentas que podem fazer interface com a área da saúde e tornarem-se recursos educativos que promovem educação em saúde de forma contextualizada com a realidade do público ao qual se destina. Deve-se enfocar no aprimoramento dos profissionais de saúde para uma abordagem educativa a partir de outros recursos educativos que apresentam uma forma de comunicação mediante a educação popular e problematizadora. Tem-se com esta
proposta o objetivo de disseminar a interface feita entre a cultura popular nordestina e a educação em saúde para efetivar futuros processos educativos em saúde no município
de Anápolis e região com presença de cidadãos nordestinos, ou mesmo por difundir estes recursos educativos que podem ser utilizados na área da saúde, independentemente da origem do público, justamente por serem lúdicos e se tratarem de arte. Trata-se como proposta metodológica a distribuição de literatura de cordel produzida a partir da paródia da música Asa Branca, composição de Luiz Gonzaga; da exibição da produção áudio-visual com a música desta literatura de cordel cantada; e da exposição de fantoches e bonecos de mamulengo. Entende-se que a educação em saúde, popular e
problematizadora que permeia estes recursos, norteia como elementos: linguagem acessível, cultura, educação não-formal, saber popular e científico; o que aproxima o público abordado do que está sendo apresentado para mudança, e faz com que se identifiquem com a mensagem discutida.

Published

2016-02-05