Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

A revista Scientific Investigation in Dentistry, dirigida à classe odontológica, destina-se à publicação de artigos científicos inéditos e originais, relatos de casos clínicos e de técnicas. Artigos de revisão serão publicados mediante convite do editor-chefe.

I- Nomas Gerais

1- Os trabalhos deverão ser submetidos online na página da Scientific Investigation in Dentisty;

2- Os trabalhos serão considerados para publicação na revista Scientific Investigation in Dentistry após revisão crítica do Corpo Editorial Especializado que apreciará a relevância e pertinência do trabalho. Fica estabelecido de que a responsabilidade pelo conteúdo do trabalho é inteiramente dos autores. Todos os trabalhos devem ser acompanhados de uma carta de encaminhamento ao editor chefe, cujo modelo está sugerido no final destas normas. Esta é uma carta datada e assinada por cada autor (não apenas o autor correspondente), afirmando que:
• O trabalho foi submetido apenas ao periódico Scientific Investigation in Dentistry e que não está simultaneamente sendo avaliado para publicação em outra revista.
• Autores devem assumir a responsabilidade pelo conteúdo do trabalho submetido e confirmar que o trabalho apresentado, incluindo imagens, é original. Autores devem lembrar de que se as imagens incluídas (por exemplo, tabelas e figuras) foram previamente publicadas pode-se exigir permissão de direitos autorais.
• Indicar de que não há conflitos de interesse que possam interferir nos resultados da pesquisa.
• Concordar com a concessão dos direitos autorais à revista Scientific Investigation in Dentistry.

3- A revista Scientific Investigation in Dentistry deterá o direito autoral sobre o trabalho publicado podendo permitir sua reprodução total ou parcial.

4- Autoria: Artigos que apresentam mais do que 6 autores devem enviar uma carta de apresentação do trabalho justificando a inclusão de todos autores. Todos os autores citados deverão estar envolvidos no trabalho e deverão ter lido o documento antes de ser enviado para publicação. As afirmações e opiniões dos artigos assinados são de responsabilidade integral do(s) autor(es).

5- A revista reserva-se o direito de editar o trabalho visando adequá-lo ao espaço disponível com clareza e correção textuais.

6 – A revista reserva-se o direito de solicitar material instrutivo adicional ao(s) autor(es).

7- A revista reserva-se o direito de solicitar a tradução do trabalho para a língua inglesa. Esta poderá oferecer este serviço, entretanto, com oneração aos autores.

II – Corpo Editorial

1- Os trabalhos inicialmente passarão por uma triagem, onde serão considerados para avaliação, apenas trabalhos que estiverem dentro do foco e escopo da revista e dentro das normas de publicação da Scientific Investigation in Dentistry. Estes trabalhos receberão uma carta de submissão, declarando que o trabalho está em processo de avaliação. Os trabalhos inadequados serão automaticamente devolvidos aos autores para reformulações, sem direito à carta de submissão.

2- O conselho editorial da revista removerá toda a identificação do trabalho que será substituído por um número de registro, antes de encaminhar para o corpo editorial que fará a avaliação por pares. O conselho editorial da revista decidirá sobre a conveniência de publicação ou não do trabalho, bem como, de correções e possíveis modificações.

3- Os trabalhos selecionados serão comunicados aos seus autores sobre o ACEITE da revista e publicados conforme a disponibilidade do espaço editorial.

4- O trabalho poderá ser retirado pelo(s) autore(es), segundo seu critério de conveniência, a qualquer momento, porém, antes e ser enviado para diagramação.

5- Os trabalhos selecionados pelo conselho editorial serão encaminhados para revisão na língua em que foi redigido, seja português ou inglês.

 

III – Notas para a Preparação de Submissão do Trabalho

Originais deverão ser redigidos em português, espanhol ou inglês.

1- Folha de rosto, em arquivo separado, deverá conter as seguintes informações:

- Título do trabalho na língua em que foi redigido o trabalho e na língua inglesa.
- Nome(s) dos autores, principal titulação e afiliação institucional
- Indicação das fontes de fomento da pesquisa, se houver.
- Nome, endereço, telefone, fax e e-mail do autor correspondente

2 – Artigo (sem informações que permitam a identificação dos autores)

O artigo deverá ser realizado no Word, layout de página para papel A4, letra Arial 12, com no máximo 15 laudas, com margens 3 cm no topo, rodapé e em ambos os lados, em espaço 1,5.

Quando existirem legendas das ilustrações (fotos, gráficos, desenhos): Devem estar inseridas em página separada e numerada, ao final do texto original. No texto devem ser indicados os espaços de ocupação, entretanto, a revista se reserva ao direito de adequá-los à melhor formato de editoração, quando não for possível respeitar a indicação feita pelos autores.

Estrutura do Texto (Artigo original)

- Título do trabalho em português (ou na língua em que foi redigido o trabalho)
- Título do trabalho em inglês (ou em Português, caso redigido em inglês)
- Resumo não deve exceder 250 palavras e ser redigido na língua do trabalho.
- Unitermos com 3 a 6 palavras-chaves de acordo com o DeCS (Descritores em ciência da saúde). Consultar a página http://decs.bvs.br/

- Introdução: deve ser apresentado em um formato estruturado, contendo os seguintes temas, embora não nas subposições: declarações sucintas do assunto em questão, e que a essência do conhecimento existente e compreensão pertinentes ao assunto. O parágrafo final da introdução deve indicar claramente os objetivos e / ou objetivo do trabalho que está sendo relatado.

- Material e Métodos: devem ser apresentados com suficientes detalhes que permeiam confirmação das observações encontradas.

- Resultados: Não deverá repetir os mesmos dados nas figuras de tabelas. Observações importantes devem ser enfatizadas.

- Discussão: Confronto dos resultados obtidos com a literatura considerando a metodologia adotada.

- Conclusão: percepções obtidas com o trabalho a partir dos objetivos.

-  Abstract - resumo em inglês ou resumo em português, caso redigido em inglês.

 Keywords – (unitermos em inglês)

- Agradecimentos – se houver

- Referências Bibliográficas – (observar item 5)

 Estrutura do Trabalho (Relato de Caso)

- Título do trabalho em português (ou na língua em que foi redigido o trabalho)
- Título do trabalho em inglês (ou em Português, caso redigido em inglês)
- Resumo não deve exceder 250 palavras e ser redigido na língua do trabalho.
- Unitermos com 3 a 6 palavras-chaves de acordo com o DeCS (Descritores em ciência da saúde). Consultar a página http://decs.bvs.br/

-  Introdução: deve ser apresentado em um formato estruturado, contendo os seguintes temas, embora não nas subposições: declarações sucintas do assunto em questão, e que a essência do conhecimento existente e compreensão pertinentes ao assunto. O parágrafo final da introdução deve indicar claramente os objetivos e / ou objetivo do trabalho que está sendo relatado.

 - Relato de caso: descrever os aspectos clínicos e todos os procedimentos de diagnóstico e tratamento realizados. Nos casos aplicáveis deve ser explicito o tempo de proservação.

-  Discussão: explicação dos procedimentos de diagnóstico e tratamento adotados, ponderação das características encontradas no presente caso em comparação com a literatura previamente publicada.

-  Considerações Finais: percepções obtidas com o trabalho.

-  Abstract - resumo em inglês ou resumo em português, caso redigido em inglês.
-  Keywords – (unitermos em inglês)
-  Agradecimentos – se houver
-  Referências Bibliográficas – (observar item 5)

3 - Tabelas
- As tabelas devem ser enviadas em documentos separados e suas legendas citadas ao final do documento principal.

- Cada tabela com sua respectiva legenda deve estar em espaço 1,5;
- As tabelas devem ser numeradas com números arábicos;

4- Figuras
- Devem ter resolução mínima de 300Kb
- Deverão ser anexadas em arquivos separados do texto em arquivo JPEG ou TIFF. Estas deverão ser renomeadas de tal forma facilite o entendimento do que se refere. Ex.: Figura 1, Figura 2A, etc.

5- Referências Bibliográficas

As referências bibliográficas deverão seguir o padrão Vancouver sobrescrito.

A citação dos autores no texto poderá ser feira de duas maneiras:
- Forma indireta, numérica: ... and interfere with the bacterial system and tissue system3,4
- Forma direta, alfanumérica:
Um autor: Silva (2009) 23
Dois autores: Silva e Carvalho (2010) 25
Três ou mais autores: Silva et al. (2012)16

Lista de referências bibliográficas:
a. Artigos:

de Carvalho MA, Lazari-Carvalho PC, Polonial IF, de Souza JB, Magne P. Significance of immediate dentin sealing and flowable resin coating reinforcement for unfilled/lightly filled adhesive systems. J Esthet Restor Dent. 2021;33(1):88-98.

b. Livro:

De 1 a 6 autores referenciam-se todos separados por vírgula. Mais de 6 (seis) autores, referenciam-se até os 6 primeiros, seguindos da expressão latina “et al”.
Exemplo: Cunningham FG, Macdonanld PC, Gant NF, Leveno KJ, Gilstrap III LC, Hankins GCV, et al. Williams obstetrics. 20 ed. Stamford: Appleton & Lange; 1997.

c. Capítulo de livro:
I. Com a mesma autoria da obra:
Exemplo: Ruiz JA. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 3 ed. São Paulo: Atlas; 1991. Cap. 3: Como elaborar trabalhos de pesquisa.

II. Com autoria de capítulo:
Exemplo: Phillips SJ, Whisnart JP. Hypertesion and stroke. In: Lsaragh JH, Brenner BM, editors. Hypertesion: Pathophisiology, diagnosis and management. 2 ed. New York: Raven Press; 1995. P465-78.


IV – Aspectos Éticos

Estudos realizados em seres humanos e prontuários clínicos, radiografias, modelos de estudo, devem ter o consentimento por escrito do paciente e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Unidade, conforme normas estabelecidadas pela Resolução n. 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos.

Para os estudos de Ensaios Clínicos há exigência de registro dos em base de dados conforme recomendação aos editores da LILACS e SCIELO disponível em: http://espacio.bvsalud.org/boletim.php?articleId=05100440200730.

Para estudos realizados em modelos animais exige-se respeito à legislação em vigor e aprovação da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).

 

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