Publicidade em odontologia: do antigo ao atual
Abstract
A odontologia desde sua origem vem se transformando ao longo dos tempos e com tais transformações vem se aperfeiçoando. Por envolver-se diretamente com hábitos diários como a escovação e até mesmo o tabagismo, a odontologia desde o começo do século XX tem sido um importante nicho para o mercado de compra e venda de mercadorias já que para se manter estes hábitos é necessário o consumo de produtos como o fio, escovas e cremes dentais (dentifrícios), além de cigarros ou filtros para cigarro. Para oestímulo deste consumo as empresas têm se utilizado de propagandas para tentar convencer às pessoas que a sua marca comercial é mais atrativa por diferentes motivos.
O objetivo deste trabalho é apresentar um comparativo entre algumas peças publicitárias do começo do século XX com peças publicitárias mais atuais. Com isso, pretende-se que os espectadores possam perceber como a evolução moral, social e científica de uma sociedade podem influenciar na linguagem e métodos de persuasão utilizados por estas propagandas, sendo o caso, por exemplo, de nenhuma empresa tabagista nos dias atuais fazer relação de seu produto com profissionais da saúde, principalmente com o cirurgião-dentista. Neste trabalho foram utilizadas 15 imagens de publicidades antigas e
15 imagens de publicidades atuais. As imagens foram impressas em tamanho 20 cm por 30 cm e foram expostas em pilastras no local do evento.
Downloads
Published
2016-02-05
Issue
Section
TRABALHOS
License
Declaro que o trabalho de minha autoria foi submetido apenas para este periódico e por isto, não sendo simultaneamente avaliado para publicação em outra revista. Nós autores, acima citados, assumimos a responsabilidade pelo conteúdo do trabalho submetido e confirmar que o trabalho apresentado, incluindo imagens, é original. Concordamos em conceder os direitos autorais ao periódico Scientific Investigation in Dentistry.