MIGRAÇÕES, DIREITOS E OPORTUNIDADES: O CASO DOS ALUNOS ESTRANGEIROS DA UniEVANGÉLICA

Autores/as

  • Giuseppe Ventura Giordano Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Marcos Flávio Portela Veras Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palabras clave:

Direitos, Migrações, Oportunidades educacionais

Resumen

A proposta deste trabalho interdisciplinar é analisar o movimento de migrações, fronteiras e direitos, no que diz a respeito ao caso dos alunos bolsistas estrangeiros integrantes do Programa UniMISSÕES da Universidade Evangélica de Goiás. Uma das exigências da participação é o retorno aos países de origem após o término do curso. Contudo, percebeu-se que muitos não retornam e isso é abordado por meio de uma pesquisa qualitativa utilizando entrevistas, formulários, pesquisa documental e de literatura. Percebeu-se a necessidade de uma avaliação das estratégias utilizadas que levem em consideração os contextos socioeconômicos e políticos de origem dos alunos e a própria dinâmica da mobilidade humana no mundo contemporâneo. Logo, uma revisão dos paradigmas vigentes no referido Programa pode torná-lo mais eficiente na obtenção de seus resultados pautados na promoção da dignidade humana.

Citas

ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA EVANGÉLICA. Centro Universitário de Anápolis. Conselho Acadêmico Superior. Resolução nº. 21, de 14 de setembro de 2011. Cria o Programa UniMISSÕES e dá outras providências. Centro Universitário de Anápolis: Anápolis, 2011.

ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA EVANGÉLICA. Centro Universitário de Anápolis. Programa UniMISSÕES. Reitoria: Anápolis, 2017.

BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Lei nº 13.445 de 24 de maio de 2017. Institui a Lei de Migração, que dispõe sobre os direitos e os deveres do migrante e do visitante, regula a sua entrada e estada no País e estabelece princípios e diretrizes para as políticas públicas para o emigrante. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13445.htm Acesso em 15 mai. 2022.

CARVALHO, H. G.; DUTRA E SILVA, S. Universidade Evangélica. In: RIBEIRO, L. P. M.; MATOS, A. S.; MENDES, M. Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais. São Paulo: Mackenzie, 2019.

CLIFFORD, James. Sobre a autoridade etnográfica. In: A experiência etnográfica. Antropologia e Literatura no século XX. Rio de Janeiro: UFRJ, 1998.

CORRÊA, Rocindes José. Entrevista [Jan. 2022]. Entrevistador: VERAS, Marcos Flávio Portela. Anápolis: Universidade Evangélica de Goiás, 2022. Smartphone [14 min]. Entrevista concedida a pesquisa de iniciação científica vinculada ao projeto de pesquisa “Culturas, (in)visibilidade e transformação social”.

DIMOULIS, Dimitri. Dicionário Brasileiro de Direito Constitucional. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

HANNERZ, Ulf. Fluxos, fronteiras, híbridos: palavras-chave da antropologia transnacional. Mana [online]. v. 3, n. 1, 1997, pp. 7-39. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-93131997000100001. Acesso 29 mai. 2022.

HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

HEIDEMANN, Heinz Dieter. Deslocamentos populacionais e mobilidade fictícia: a razão fetichizada do migrante e do seu pesquisador. SILVA, Sidney (Org.) Migrantes em contextos urbanos – uma abordagem interdisciplinar. Manaus: EDUA, 2010.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura - um conceito antropológico. 14 ed. São Paulo: Zahar, 2001.
LUSSI, Carmem. Migrações e direitos humanos. SILVA, Sidney (Org.) Migrantes em contextos urbanos – uma abordagem interdisciplinar. Manaus: EDUA, 2010.

MELLO, Rebecca Maia Marques; CORRÊA, Rocindes José; MENEZES JÚNIOR, Eumar Evangelista de. UniMISSÕES - Vetor de Proteção Humanitária na defesa da condição de refugiados cristãos. In: MENEZES JÚNIOR, Eumar Evangelista de; LEMOS, Carolina Teles (Orgs). Espiritualidades como Fator de Resiliência. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2020.

SAYAD, Abdelmalek. Imigração – os paradoxos da alteridade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.

SAID, Edward W. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

TRADINGECONOMICS. Disponível em: https://tradingeconomics.com/matrix. Acesso 6 de mai. 2022

Publicado

2023-09-25