MIGRAÇÕES, DIREITOS E OPORTUNIDADES: O CASO DOS ALUNOS ESTRANGEIROS DA UniEVANGÉLICA
Palavras-chave:
Direitos, Migrações, Oportunidades educacionaisResumo
A proposta deste trabalho interdisciplinar é analisar o movimento de migrações, fronteiras e direitos, no que diz a respeito ao caso dos alunos bolsistas estrangeiros integrantes do Programa UniMISSÕES da Universidade Evangélica de Goiás. Uma das exigências da participação é o retorno aos países de origem após o término do curso. Contudo, percebeu-se que muitos não retornam e isso é abordado por meio de uma pesquisa qualitativa utilizando entrevistas, formulários, pesquisa documental e de literatura. Percebeu-se a necessidade de uma avaliação das estratégias utilizadas que levem em consideração os contextos socioeconômicos e políticos de origem dos alunos e a própria dinâmica da mobilidade humana no mundo contemporâneo. Logo, uma revisão dos paradigmas vigentes no referido Programa pode torná-lo mais eficiente na obtenção de seus resultados pautados na promoção da dignidade humana.
Referências
ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA EVANGÉLICA. Centro Universitário de Anápolis. Programa UniMISSÕES. Reitoria: Anápolis, 2017.
BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.
BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Lei nº 13.445 de 24 de maio de 2017. Institui a Lei de Migração, que dispõe sobre os direitos e os deveres do migrante e do visitante, regula a sua entrada e estada no País e estabelece princípios e diretrizes para as políticas públicas para o emigrante. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13445.htm Acesso em 15 mai. 2022.
CARVALHO, H. G.; DUTRA E SILVA, S. Universidade Evangélica. In: RIBEIRO, L. P. M.; MATOS, A. S.; MENDES, M. Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais. São Paulo: Mackenzie, 2019.
CLIFFORD, James. Sobre a autoridade etnográfica. In: A experiência etnográfica. Antropologia e Literatura no século XX. Rio de Janeiro: UFRJ, 1998.
CORRÊA, Rocindes José. Entrevista [Jan. 2022]. Entrevistador: VERAS, Marcos Flávio Portela. Anápolis: Universidade Evangélica de Goiás, 2022. Smartphone [14 min]. Entrevista concedida a pesquisa de iniciação científica vinculada ao projeto de pesquisa “Culturas, (in)visibilidade e transformação social”.
DIMOULIS, Dimitri. Dicionário Brasileiro de Direito Constitucional. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
HANNERZ, Ulf. Fluxos, fronteiras, híbridos: palavras-chave da antropologia transnacional. Mana [online]. v. 3, n. 1, 1997, pp. 7-39. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-93131997000100001. Acesso 29 mai. 2022.
HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
HEIDEMANN, Heinz Dieter. Deslocamentos populacionais e mobilidade fictícia: a razão fetichizada do migrante e do seu pesquisador. SILVA, Sidney (Org.) Migrantes em contextos urbanos – uma abordagem interdisciplinar. Manaus: EDUA, 2010.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura - um conceito antropológico. 14 ed. São Paulo: Zahar, 2001.
LUSSI, Carmem. Migrações e direitos humanos. SILVA, Sidney (Org.) Migrantes em contextos urbanos – uma abordagem interdisciplinar. Manaus: EDUA, 2010.
MELLO, Rebecca Maia Marques; CORRÊA, Rocindes José; MENEZES JÚNIOR, Eumar Evangelista de. UniMISSÕES - Vetor de Proteção Humanitária na defesa da condição de refugiados cristãos. In: MENEZES JÚNIOR, Eumar Evangelista de; LEMOS, Carolina Teles (Orgs). Espiritualidades como Fator de Resiliência. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2020.
SAYAD, Abdelmalek. Imigração – os paradoxos da alteridade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
SAID, Edward W. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
TRADINGECONOMICS. Disponível em: https://tradingeconomics.com/matrix. Acesso 6 de mai. 2022