A CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO À SAÚDE COMO GARANTIA DA VIDA E DA DIGNIDADE DO PORTADOR DE DIREITOS

Autores

  • Brenda Altiva Monnerat de Azevedo Lima
  • Fernando Rezende Ganim

Resumo

Este artigo científico tem como finalidade o estudo mais aprofundado acerca da constitucionalização do direito à saúde como garantia da vida e da dignidade do portador de direitos, tendo como objetivo central uma abordagem da AIDS como uma pandemia ser cuidada, destacando-se aspectos das realidades mundial, nacional e regional de atenção aos portadores. O trabalho destina-se, ainda, à realização de uma análise acerca da relação entre o princípio republicano da dignidade da pessoa humana, o direito à vida e o direito à saúde. O que se propõe é um estudo acerca desses institutos demonstrando sua interdependência e culminando com a abordagem das realidades no Brasil e no mundo. Para tanto, adotou-se uma metodologia de trabalho embasada na compilação bibliográfica de diversas obras que versam sobre o assunto. Assim, pode-se entender como a constitucionalização do direito à saúde influi diretamente na concretude do direito à vida e da dignidade da pessoa humana.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais n. 1/92 a 52/2006 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão n. 1 a 6/94. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2006.

MORAES, Alexandre de. Constituição do Brasil Interpretada e Legislação Constitucional. 6 ed. atualizada até a EC n. 52/06. SP: Atlas, 2006.

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 19 ed. São Paulo: Atlas, 2006

ONU. Assembléia Geral das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: < http://www.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_ bib_inter_universal.htm >. Acesso em: 28 de outubro de 2008.

ONU. UNAIDS. Boletim Epidemiológico 2007. Disponível em: < http:// www.onu-brasil.org.br/doc/BoletimEpidemigico2007-Release.doc >. Acesso em: 28 de outubro de 2008.

REZEK, José Francisco. Direito Internacional Público: curso elementar. 7 ed. rev. São Paulo: Saraiva, 1998.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 27 ed. rev. atual. São Paulo: Malheiros Editores, 2006.

TAVARES, André Ramos. Curso de Direito Constitucional. 5 ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2007.

Publicado

2013-04-12