A (DES)NECESSIDADE DA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL FRENTE ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE DEEM EFETIVIDADE ÀS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

Autores

  • HAIRA FERREIRA CASTRO DE JESUS BORGES Faculdade Piaget, São Paulo
  • LUAN FARO GLASS Faculdade Piaget, São Paulo
  • MAXILENE SOARES CORREA Faculdade Evangélica Raízes
  • RODRIGO QUEIROZ GUIMARÃES Faculdade Piaget, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.37951/2318-2288.2023v12i2.p19-28

Palavras-chave:

redução da maioridade penal, medidas socioeducativas, politicas públicas

Resumo

A presente pesquisa visa analisar a (des)necessidade da redução da  maioridade penal frente a políticas públicas que deem efetividade às  medidas socioeducativas, verificando se  as propostas de redução da maioridade penal consideraram o debate acerca da  ineficiência das medidas socioeducativas. A pesquisa contou com o método  qualitativo bibliográfico, embasando-se  em livros e artigos científicos. Em sua  estrutura Considerou-se, a longa  evolução legislativa no Brasil ao que se refere a imputabilidade penal, passando desde as ordenações Filipinas do século XX a Constituição Federal de 1988 e previsão garantista do Código Penal de 1940 de forma a considerar inimputáveis os menores de 18 anos, verificando no cenário atual os pactos internacionais e a criação do estatuto da criança e adolescente. Trouxe ainda à pauta a proposta de emenda à Constituição nº 115/2015, constatou-se que para a criação  desta proposta de emenda à Constituição não foi considerada as políticas públicas para efetivarem as medidas socioeducativas, frente a grande taxa de reincidência de inimputáveis infratores, neste contexto ao menos foi debatido a possibilidade de fortalecimento destas políticas públicas, para adiante demonstrar a ineficiência do caráter educacional das medidas socioeducativas e a necessidade de melhorar as políticas públicas para garantia de eficácia das medidas socioeducativas. Inferimos da presente pesquisa que a redução da maioridade penal não seria necessária, se existisse o fortalecimento das medidas existentes e a criação de políticas públicas voltadas à educação, capacitação intelectual e profissional, com a finalidade de ressocialização e completa cognição os menores autores de atos infracionais, por meios pedagógicos reconhecidamente eficientes.

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Publicado

2025-06-06

Como Citar

BORGES, H. F. C. D. J., GLASS, L. F., CORREA, M. S., & GUIMARÃES, R. Q. (2025). A (DES)NECESSIDADE DA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL FRENTE ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE DEEM EFETIVIDADE ÀS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS. Revista Raízes No Direito, 12(2), 19–28. https://doi.org/10.37951/2318-2288.2023v12i2.p19-28

Edição

Seção

Artigos