DA EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE JURÍDICA

Autores

  • Jéssica Moreira Thomaz Tristão Faculdade Evangélica Raízes
  • Gabriel de Castro Borges Reis Faculdade Evangélica Raízes

DOI:

https://doi.org/10.37951/2318-2288.2022v11i1.p1-17

Palavras-chave:

Educação Sexual, Abuso, Prevenção

Resumo

O objetivo do artigo é analisar os aspectos jurídicos que norteiam a efetivação do conteúdo referente a educação sexual no âmbito educacional brasileiro. O estudo apresenta a necessidade da implementação da educação sexual no âmbito escolar como forma de conhecimento, conscientização e prevenção, inclusive com vistas a constituir a educação sexual um direito dos adolescentes, na medida em que por meio desta se busca mitigar a ocorrência de abusos de natureza sexual. A importância do tema pode ser demonstrada quando se verifica que a educação sexual é capaz de promover o princípio da proteção integral da criança e do adolescente, no tocante a garantia de seus direitos por parte do Estado, família e/ou responsáveis, utilizando a informação/conhecimento como método de prevenção ao abuso sexual, visando assim a estruturação de uma educação que versa ainda sobre as temáticas quanto ao desenvolvimento sexual conforme a idade e individualidade de cada sujeito, com vistas a efetivar às crianças e aos adolescentes uma formação holística e cidadã.

Biografia do Autor

Gabriel de Castro Borges Reis, Faculdade Evangélica Raízes

Mestre em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (PPGIDH/UFG), especialista em Direito Penal e professor da Faculdade Evangélica Raízes.

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Publicado

2022-09-02

Edição

Seção

Artigos