Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

Normas

 

TIPOS DE CONTRIBUIÇÕES

  1. Artigos originais.
  2. a) Estudos originais baseados em pesquisa não publicados, que fornecem resultados e conhecimento relevante.
  • Resumo: em português e inglês. Máximo de 250 palavras, colocadas logo após o título do artigo. Deve ser organizado e conter uma breve descrição dos objetivos, metodologia, resultados e conclusões.
  • Palavras-chave: em português e inglês (máximo 4).
  • Introdução: Deve conter uma contextualização do problema, com um breve levantamento bibliográfico, escrito de forma concisa, e finalizar com o objetivo da pesquisa.
    • Material e métodos: (“Descrição das fontes” em estudos sociais e humanidades). Isso deve descrever os recursos humanos e materiais utilizados no estudo, descrevendo suas características e critérios de seleção, bem como os métodos, técnicas ou fontes utilizadas. É essencial fornecer as informações técnicas e bibliográficas necessárias para o experimento, descrito para ser replicado por outro pesquisador.
  • Resultados: deve recontar, mas não interpretar as observações e descobertas feitas com os recursos e métodos utilizados.
  • Discussão e conclusões: Os autores devem interpretar os resultados, associar os dados encontrados com outras publicações baseadas em experimentos semelhantes, explicar a relevância da metodologia utilizada, fornecer razões pelas quais os resultados podem ser válidos, estabelecer possíveis aplicações e fornecer sugestões sobre futuros estudos e novas hipóteses em torno da questão examinada.
  • Referências Bibliográficas: Somente os autores e estudos citados no texto devem aparecer. Deve seguir as regras de citação de Vancoucer.
  • Agradecimentos: Quando necessário, mencione quaisquer indivíduos cuja contribuição intelectual ao artigo não justifique sua inclusão como autor, centros e/ou entidades públicas, privadas ou comerciais que contribuíram para o estudo.

 

  1. Revisão bibliográfica.

Trata-se de uma revisão crítica sistemática de referências bibliográficas (livros, artigos, teses de doutorado, anais de congressos) em um determinado período de tempo sobre um tema altamente delimitado e utilizando um determinado método de seleção. Será dada preferência a artigos de pesquisa que enfocam tópicos atuais hoje.
Organização. Este tipo de artigo deve conter preferencialmente as seguintes seções:
• Resumo: em português e inglês. Máximo de 200 palavras. Sem estrutura e colocado após o título do artigo.

  • Palavras-chave: em português e inglês (máximo 4).
  • Introdução: Introdução do tema pesquisado, justificativa e delimitação do estudo. Breve análise crítica de outros levantamentos bibliográficos realizados sobre o tema de estudo definido.
  • Resultados: Apresentação dos resultados agrupados por categorias.
  • Discussão: Análise interpretativa dos resultados.
  • Considerações finais

Referências bibliográficas.

 

  1. Resumos de teses de doutorado

Os resumos de teses de doutorado submetidos devem ter, no máximo, 450 palavras e conter os seguintes elementos informativos:

  • Título completo.
  • Data de defesa (dia / mês / ano).
  • Nome completo do (s) autor (es) e supervisor (es), cargo e instituição com a qual estão afiliados.
  • Endereço de e-mail e endereço postal do autor para correspondência.
  • O título e as palavras-chave devem estar no idioma original da tese e em inglês.

 

  1. Tome Ciência

Resumo original de estudo não publicado, que forneçam informações relevantes e que tenham potencial para suscitar pesquisas ou ações que impactem na área de conhecimento.

  • Resumo: em português e inglês. Máximo de 1000 palavras, colocadas logo após o título do artigo. Deve ser organizado e conter uma breve descrição dos objetivos, metodologia, resultados e conclusões.
  • Palavras-chave: em português e inglês (máximo 4).

 

DIRETRIZES PARA FORMATAÇÃO

 

Submeter um manuscrito para publicação no International Journal of Moviment Science and Rehabilitation para avaliação preliminar, o texto deve atender às condições mínimas de formato e conteúdo descritas abaixo:

  • Idioma: Os manuscritos devem ser submetidos em português ou inglês (neste último caso, uma tradução do manuscrito para português também deve ser fornecida).
  • Título: este é um breve resumo do conteúdo. Deve ser preciso e representar com exatidão o estudo que ele encabeça. O título também deve ser traduzido para o inglês. O título do artigo deve estar alinhado no centro, em negrito, com tamanho de fonte de 14 pontos.
  • Autores: nome completo, instituição, graduação básica e cidade dos autores; nome, e-mail, do autor correspondente. Indique se o estudo foi financiado por qualquer instituição ou se foi previamente apresentado em uma conferência; no último caso, adicione o nome, a data e o local.
  • Resumo: Breve resumo do conteúdo que deve incluir todos os elementos essenciais do artigo para que possa ser entendido e avaliado brevemente. Deve ser escrito em linguagem clara e direta, indicando o objetivo, as metas e os resultados do estudo. Uma tradução para o inglês deve ser incluída.
  • Palavras-chave (4): devem seguir uma ordem estabelecida e ajudarão a indexar o título em bancos de dados. As palavras-chave devem ser traduzidas para o inglês.
    • Número máximo de páginas do manuscrito: 16 páginas para artigos de pesquisa originais, 2 para o Tome Ciência, incluindo bibliografia, tabelas e figuras. O texto deve ser escrito com espaçamento de 1,5 linhas.
  • Arquivo: O documento deve ser escrito em Times New Roman de 12 pontos em Word. Deve ter uma margem de 3 centímetros em todos os lados. Os títulos das diferentes seções em que o artigo está dividido devem estar alinhados à esquerda e escritos em negrito com fonte de 12 pontos (sem sublinhado). As páginas ou o documento enviado não devem ter texto nos cabeçalhos ou rodapés.
  • Ilustrações e figuras: Todas as ilustrações (gráficos) devem ser otimizadas nos formatos .jpg, .png ou .gif, acompanhadas de um título explicativo. Gráficos e imagens de alta qualidade somente serão inseridos no modelo de publicação.
  • Gráficos e tabelas: devem ter um título ou declaração em seu conteúdo; se forem necessárias explicações usando símbolos, acrônimos ou abreviações, elas devem estar na parte inferior da tabela ou gráfico. Todas as tabelas e gráficos devem ser numeradas e colocadas dentro do texto no local apropriado, e não no final do artigo.
  • Lista de referências bibliográficas: Todos os autores e referências bibliográficas citados no texto devem ser incluídos em uma lista no final do artigo. O formato das referências bibliográficas deve seguir as orientações do Vancouver.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.