Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.Diretrizes para Autores
Normas
TIPOS DE CONTRIBUIÇÕES
- Artigos originais.
- a) Estudos originais baseados em pesquisa não publicados, que fornecem resultados e conhecimento relevante.
- Resumo: em português e inglês. Máximo de 250 palavras, colocadas logo após o título do artigo. Deve ser organizado e conter uma breve descrição dos objetivos, metodologia, resultados e conclusões.
- Palavras-chave: em português e inglês (máximo 4).
- Introdução: Deve conter uma contextualização do problema, com um breve levantamento bibliográfico, escrito de forma concisa, e finalizar com o objetivo da pesquisa.
• Material e métodos: (“Descrição das fontes” em estudos sociais e humanidades). Isso deve descrever os recursos humanos e materiais utilizados no estudo, descrevendo suas características e critérios de seleção, bem como os métodos, técnicas ou fontes utilizadas. É essencial fornecer as informações técnicas e bibliográficas necessárias para o experimento, descrito para ser replicado por outro pesquisador. - Resultados: deve recontar, mas não interpretar as observações e descobertas feitas com os recursos e métodos utilizados.
- Discussão e conclusões: Os autores devem interpretar os resultados, associar os dados encontrados com outras publicações baseadas em experimentos semelhantes, explicar a relevância da metodologia utilizada, fornecer razões pelas quais os resultados podem ser válidos, estabelecer possíveis aplicações e fornecer sugestões sobre futuros estudos e novas hipóteses em torno da questão examinada.
- Referências Bibliográficas: Somente os autores e estudos citados no texto devem aparecer. Deve seguir as regras de citação de Vancoucer.
- Agradecimentos: Quando necessário, mencione quaisquer indivíduos cuja contribuição intelectual ao artigo não justifique sua inclusão como autor, centros e/ou entidades públicas, privadas ou comerciais que contribuíram para o estudo.
- Revisão bibliográfica.
Trata-se de uma revisão crítica sistemática de referências bibliográficas (livros, artigos, teses de doutorado, anais de congressos) em um determinado período de tempo sobre um tema altamente delimitado e utilizando um determinado método de seleção. Será dada preferência a artigos de pesquisa que enfocam tópicos atuais hoje.
Organização. Este tipo de artigo deve conter preferencialmente as seguintes seções:
• Resumo: em português e inglês. Máximo de 200 palavras. Sem estrutura e colocado após o título do artigo.
- Palavras-chave: em português e inglês (máximo 4).
- Introdução: Introdução do tema pesquisado, justificativa e delimitação do estudo. Breve análise crítica de outros levantamentos bibliográficos realizados sobre o tema de estudo definido.
- Resultados: Apresentação dos resultados agrupados por categorias.
- Discussão: Análise interpretativa dos resultados.
- Considerações finais
Referências bibliográficas.
- Resumos de teses de doutorado
Os resumos de teses de doutorado submetidos devem ter, no máximo, 450 palavras e conter os seguintes elementos informativos:
- Título completo.
- Data de defesa (dia / mês / ano).
- Nome completo do (s) autor (es) e supervisor (es), cargo e instituição com a qual estão afiliados.
- Endereço de e-mail e endereço postal do autor para correspondência.
- O título e as palavras-chave devem estar no idioma original da tese e em inglês.
- Tome Ciência
Resumo original de estudo não publicado, que forneçam informações relevantes e que tenham potencial para suscitar pesquisas ou ações que impactem na área de conhecimento.
- Resumo: em português e inglês. Máximo de 1000 palavras, colocadas logo após o título do artigo. Deve ser organizado e conter uma breve descrição dos objetivos, metodologia, resultados e conclusões.
- Palavras-chave: em português e inglês (máximo 4).
DIRETRIZES PARA FORMATAÇÃO
Submeter um manuscrito para publicação no International Journal of Moviment Science and Rehabilitation para avaliação preliminar, o texto deve atender às condições mínimas de formato e conteúdo descritas abaixo:
- Idioma: Os manuscritos devem ser submetidos em português ou inglês (neste último caso, uma tradução do manuscrito para português também deve ser fornecida).
- Título: este é um breve resumo do conteúdo. Deve ser preciso e representar com exatidão o estudo que ele encabeça. O título também deve ser traduzido para o inglês. O título do artigo deve estar alinhado no centro, em negrito, com tamanho de fonte de 14 pontos.
- Autores: nome completo, instituição, graduação básica e cidade dos autores; nome, e-mail, do autor correspondente. Indique se o estudo foi financiado por qualquer instituição ou se foi previamente apresentado em uma conferência; no último caso, adicione o nome, a data e o local.
- Resumo: Breve resumo do conteúdo que deve incluir todos os elementos essenciais do artigo para que possa ser entendido e avaliado brevemente. Deve ser escrito em linguagem clara e direta, indicando o objetivo, as metas e os resultados do estudo. Uma tradução para o inglês deve ser incluída.
- Palavras-chave (4): devem seguir uma ordem estabelecida e ajudarão a indexar o título em bancos de dados. As palavras-chave devem ser traduzidas para o inglês.
• Número máximo de páginas do manuscrito: 16 páginas para artigos de pesquisa originais, 2 para o Tome Ciência, incluindo bibliografia, tabelas e figuras. O texto deve ser escrito com espaçamento de 1,5 linhas. - Arquivo: O documento deve ser escrito em Times New Roman de 12 pontos em Word. Deve ter uma margem de 3 centímetros em todos os lados. Os títulos das diferentes seções em que o artigo está dividido devem estar alinhados à esquerda e escritos em negrito com fonte de 12 pontos (sem sublinhado). As páginas ou o documento enviado não devem ter texto nos cabeçalhos ou rodapés.
- Ilustrações e figuras: Todas as ilustrações (gráficos) devem ser otimizadas nos formatos .jpg, .png ou .gif, acompanhadas de um título explicativo. Gráficos e imagens de alta qualidade somente serão inseridos no modelo de publicação.
- Gráficos e tabelas: devem ter um título ou declaração em seu conteúdo; se forem necessárias explicações usando símbolos, acrônimos ou abreviações, elas devem estar na parte inferior da tabela ou gráfico. Todas as tabelas e gráficos devem ser numeradas e colocadas dentro do texto no local apropriado, e não no final do artigo.
- Lista de referências bibliográficas: Todos os autores e referências bibliográficas citados no texto devem ser incluídos em uma lista no final do artigo. O formato das referências bibliográficas deve seguir as orientações do Vancouver.
Artigos
Política padrão de seçãoPolítica de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.