Plantando Conhecimento: Uma Jornada pela Nomenclatura das Plantas no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2025v14i4.8026

Palavras-chave:

ensino, botânica, grupo de plantas, visita de campo, sequência didática

Resumo

Este estudo investiga a eficácia de uma sequência didática no ensino de botânica para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é promover o conhecimento da nomenclatura botânica e das características distintivas de cada grupo de plantas. A abordagem interventiva inclui rodas de conversa para favorecer o diálogo e o papel ativo dos alunos, além da aplicação do conhecimento em visitas de campo. Os alunos realizaram ilustrações características de cada grupo de planta e colaboraram na produção de um e-book, enriquecendo o processo educativo. A vivência direta com as plantas no ambiente escolar foi fundamental para facilitar a aprendizagem, destacando a importância do contato dos alunos com o objeto de estudo. A autoavaliação revelou maturidade e conscientização sobre a responsabilidade no processo de aprendizagem, ressaltando a importância de envolvê-los ativamente na construção do conhecimento. A sequência didática estimulou a interação dos alunos com as plantas, resultando em uma experiência enriquecedora de aprendizagem.

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Publicado

2025-12-19

Como Citar

LIMA, Carine Palmeira de; ANTUNES, Luiz Fernando de Sousa; TOMACHUK , Célia Regina. Plantando Conhecimento: Uma Jornada pela Nomenclatura das Plantas no Ensino Fundamental. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 14, n. 4, p. 41–55, 2025. DOI: 10.21664/2238-8869.2025v14i4.8026. Disponível em: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/8026. Acesso em: 23 dez. 2025.