O Ensino Aprendizagem de Ciências da Natureza nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Estratégias de Ensino, Recursos Didáticos e as Práticas Pedagógicas

Autores

  • Ranib Aparecida dos Santos Lopes Universidade Estadual de Goiás
  • Solange Xavier dos Santos Universidade Estadual de Goiás
  • Cibele Pimenta Tiradentes Universidade Estadual de Goiás
  • Abadia de Lourdes da Cunha "Secretaria do Estado de Educação, Cultura de Esporte (Seduce)

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2018v7i2.p304-323

Palavras-chave:

Desafios da Prática Pedagógica, Quadro Atual do Ensino Aprendizagem de Ciências da Natureza, Demandas Docente

Resumo

A inclusão do ensino de Ciências da Natureza na educação básica objetiva o pleno desenvolvimento do educando. Este trabalho, parte da dissertação de mestrado “Formação Docente e Ensino Aprendizagem de Ciências da Natureza nos anos finais do ensino fundamental” desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (UEG), no ano de 2016, com objetivo de discutir: prática docente, estratégias de ensino comumente adotadas, recursos didáticos mais utilizados, dificuldades enfrentadas e a aprendizagem resultante desse processo. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, com revisão bibliográfica e trabalho de campo, desenvolvido em quatro Regionais da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce). Os resultados revelam a existência de alguns desafios como: a frágil formação inicial, as condições inadequadas para o trabalho docente e a falta de apoio pedagógico que compromete a aprendizagem dos estudantes. Reverter esse quadro e garantir melhoria na aprendizagem requer políticas públicas consistentes.

Biografia do Autor

Ranib Aparecida dos Santos Lopes, Universidade Estadual de Goiás

Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil. Docente na Faculdade Noroeste de Goiânia, CEN_PPROV, Brasil.

Solange Xavier dos Santos, Universidade Estadual de Goiás

Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Docente na Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.

Cibele Pimenta Tiradentes, Universidade Estadual de Goiás

Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil. Docente na Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.

Abadia de Lourdes da Cunha, "Secretaria do Estado de Educação, Cultura de Esporte (Seduce)

Mestrado em Ciências Ambientais pelo Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil. Docente na Faculdade Araguaia, FARA, Brasil.

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Publicado

2018-08-30

Como Citar

LOPES, Ranib Aparecida dos Santos; DOS SANTOS, Solange Xavier; TIRADENTES, Cibele Pimenta; DA CUNHA, Abadia de Lourdes. O Ensino Aprendizagem de Ciências da Natureza nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Estratégias de Ensino, Recursos Didáticos e as Práticas Pedagógicas. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 304–323, 2018. DOI: 10.21664/2238-8869.2018v7i2.p304-323. Disponível em: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/2124. Acesso em: 22 dez. 2024.