Das Relações Entre Modelagem, Etnomatemática e Carnaval: reflexões para aplicação na educação básica

Autores

  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
  • Maria Salett Biembengut Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
  • Valderez Marina do Rosário Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2015v4i2.p31-52

Resumo

Neste artigo apresenta-se pesquisa cujo objetivo é fortalecer justificativas de utilização de propostas pedagógicas que incluam modelagem e etnomatemática na Educação Básica. Para isso, realizou-se uma análise comparativa entre o processo de criação de alegorias de carnaval e modelagem, sob uma perspectiva etnomatemática, a fim de, posteriormente, se formulem argumentos e reflexões passíveis de serem postos em prática. Os procedimentos metodológicos incluem coleta de dados por meio de entrevista narrativa com carnavalesco – pessoa que cria alegorias para um desfile de carnaval. A análise realizou-se por meio da significação dos dados ao saber da teoria, comparando o fazer do carnavalesco aos processos de modelagem sob uma perspectiva etnomatemática. O resultado mostrou que o carnavalesco cria modelos de alegorias advindos de percepções e apreensões do entorno, que, partindo da compreensão, transpassa em um modelo externo, significação e expressão: conjunto de submodelos representados em desenhos, propostas e esquemas.

Palavras chave: Narrativas; Modelagem; Etnomatemática; Carnaval.

Biografia do Autor

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

Mestre em Educação e Ciências e Matemáticas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

Maria Salett Biembengut, Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas pela UFSC. Docente na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

Valderez Marina do Rosário Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Docente na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

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Publicado

2015-11-20

Como Citar

MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas; BIEMBENGUT, Maria Salett; LIMA, Valderez Marina do Rosário. Das Relações Entre Modelagem, Etnomatemática e Carnaval: reflexões para aplicação na educação básica. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 31–52, 2015. DOI: 10.21664/2238-8869.2015v4i2.p31-52. Disponível em: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/1336. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2015)