Análise Bibliométrica sobre o Método ADDIE Utilizando a Base de Dados Scopus
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2025v14i4.8225Palabras clave:
bibliometria, design instrucional, processo de ensino-aprendizagemResumen
O modelo ADDIE proporciona uma estrutura que permite gerar uma variedade de interações de instrução, fornecendo as ferramentas necessárias e sistematizadas que podem ser utilizadas em várias áreas do conhecimento. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise bibliométrica a respeito do Método ADDIE (Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação) no contexto do Design Instrucional. A pesquisa foi feita em maio de 2024, e os dados foram coletados na base Scopus usando o termo "ADDIE" para buscar artigos que contivessem esse termo no título, no resumo ou nas palavras-chave. A busca foi limitada a artigos publicados em periódicos. Os resultados obtidos mostram uma taxa média de crescimento anual das publicações sobre o tema Método ADDIE de 26,2% no período de 2000 a 2023. Os anos em que ocorreram os maiores números de publicações foram os posteriores à pandemia de covid-19, principalmente em países da Ásia, sendo a área de Ciências Sociais a que mais se destacou, com 60% dos artigos publicados. A análise bibliométrica evidenciou uma crescente produção acadêmica e a consolidação do modelo como referência para o desenvolvimento de práticas educacionais eficazes, contribuindo para a compreensão e evolução dos processos de ensino e aprendizagem.
Citas
Abuhassna H, Alnawajha S, Awae F, Mohamed Adnan MAB, Edwards BI 2024. Synthesizing technology integration within the Addie model for instructional design: A comprehensive systematic literature review. Journal of Autonomous Intelligence 7(5):1546. http://doi.org/10.32629/jai.v7i5.1546
Adeoye MA, Wirawan KASI, Pradnyani MSS, Septiarini NI 2024. Revolutionizing Education: unleashing the power of the addie model for effective teaching and learning. Jurnal Pendidikan Indonesia 13(1):202-209.
https://doi.org/10.23887/jpiundiksha.v13i1.68624
Alda R 2023. From Onsite to Online: Perspectives on Preservice Teachers’ Instructional Engagement. International Journal Of Learning, Teaching And Educational Research 22(3):128–140. https://doi.org/10.26803/ijlter.22.3.8
Andrade SC, Santos MFL 2020. O design instrucional e o design educacional sob a ótica de uma educação progressista. Ensino em Foco 3(8):64-75. https://doi.org/10.55847/ef.v3i8.807
Anthony B, Kamaludin A, Romli A, Raffei AFM, Phon DNALE, Abdullah A, Ming GL 2020. Blended Learning Adoption and Implementation in Higher Education: A Theoretical and Systematic Review. Technology, Knowledge And Learning 27(2):531–578. https://doi.org/10.1007/s10758-020-09477-z
Bailón-Moreno R, Jurado-Alameda E, Ruiz-Baños R 2006. The scientific network of surfactants: structural analysis. Journal Of The American Society For Information Science And Technology 57(7):949-960. https://doi.org/10.1002/asi.20362
Branch RM 2009. Instructional Design: The ADDIE Approach. Springer, New York, 203 pp.
Chueke GV, Amatucci M 2022. Métodos de sistematização de literatura em estudos científicos: bibliometria, meta-análise e revisão sistemática. Internext 17(2):284–292. http://doi.org/10.18568/internext.v17i2.704
Cunha MR, Coêlho AS, De Almeida GA, Rancan G, Melo Júnior HG 2024. Educação Contemporânea Papel Do Design Instrucional. Revista Científica Multidisciplinar O Saber 1(1):1-4. https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.491
Durieux V, Gevenois PA 2010. Bibliometric Indicators: Quality Measurements of Scientific Publication. Radiology 255 (2):342–351. https://doi.org/10.1148/radiol.09090626
García-Villar C, García-Santos JM 2021. Indicadores bibliométricos para evaluar la actividad científica. Radiologia 63(3):228–235. https://doi.org/10.1016/j.rx.2021.01.002
Goel A, Prabha C, Sharma P, Mittal N, Mittal V 2024. Emerging Research Trends in Data Deduplication: A Bibliometric Analysis from 2010 to 2023. Archives Of Computational Methods In Engineering 31(6):3313–3330. https://doi.org/10.1007/s11831-024-10074-x
González BM 2022. Instructional design according to the ADDIE model in initial teacher training. Apertura 14(1):80–95. https://doi.org/10.32870/ap.v14n1.2160
Hairun MS, Suparman S, Hairun Y 2020. Analysis and Design of PBL-Based Mathematics Students Worksheet to Improve Critical Thinking Skills. Universal Journal Of Educational Research 8(8):3310-3322. http://dx.doi.org/10.13189/ujer.2020.080803
Hardianto D, Chang YY, Wati UA 2023. Model pembelajaran blended partisipatif kemitraan sekolah dan orangtua. Jurnal Penelitian Ilmu Pendidikan 16(1):47-59. http://dx.doi.org/10.21831/jpipfip.v16i1.54619
Horst SJ, Knuppel MAC, Silva JAP, Galvão G 2022. O modelo Addie em um Projeto de Formação Profissional: Possibilidades para a Administração Pública. Tics & Ead em Foco (8)1:97-110. http://dx.doi.org/10.18817/ticsead.v8i1.606
Ivada LI, Widyantara A, Wulandari AR 2024. Challenges and Adaptations: International Students’ Experiences in Virtual Learning Environments. International Journal Of Studies In International Education 1(1)01–06. https://doi.org/10.62951/ijsie.v1i1.105
Jaramillo HY, Vasco-Echeverri OH, Moreno-Pacheco LA, García-León RA 2023. Biomaterials in Concrete for Engineering Applications: A Bibliometric Review. Infrastructures 8(11):1-27. https://doi.org/10.3390/infrastructures8110161
Joshi MA 2014. Bibliometric Indicators for Evaluating the Quality of Scientific Publications. The Journal of Contemporary Dental Practice 15(2):258–262. http://doi.org/10.5005/jp-journals-10024-1525
Karcher A, Arnold D, Kuhlenkötter B 2023. Development of a Guideline Under Didactical Aspects for the Use of Immersive Virtual Learning Environments. Journal Of Formative Design In Learning 7(2):98–105. https://doi.org/10.1007/s41686-023-00085-5
Kite ME, Whitley BE 2018. Interpreting Research Results. Principles of Research in Behavioral Science. Routledge, New York, p. 714–748. https://doi.org/10.4324/9781315450087-18
Lee, C. 2009 Implementation and Evaluation of Online Courses. Utilizing Open Source Tools for Online Teaching and Learning. IGI Global, New York p. 305–329. https://doi.org/10.4018/978-1-60566-376-0.ch011
Luo Z, Abbasi BN, Yang C, LI J, Sohail A 2024. A Systematic Review of Evaluation and Program Planning Strategies for Technology Integration in Education: Insights for Evidence-Based Practice. Education And Information Technologies 29(16): 21133–21167. https://doi.org/10.1007/s10639-024-12707-x
Mahat D 2024. Artificial Intelligence in Human Resource Management: A Bibliometric Analysis Comparing Pre- and Post-COVID-19 Literature. Formosa Journal Of Multidisciplinary Research 3(7):2509–2530. https://doi.org/10.55927/fjmr.v3i7.9875
Makda F 2024. Digital Education: Mapping the landscape of virtual teaching in Higher education – a bibliometric review. Education And Information Technologies 30(2):2547–2575. https://doi.org/10.1007/s10639-024-12899-2
Mohammed IJ 2021. Evaluation in Instructional Design. Journal of al-Farahidi's Arts
(44):375–391. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/355341496_Evaluation_In_Instructional_Design
Ninkov A, Frank JR, Maggio LA 2021. Bibliometrics: Methods for Studying Academic Publishing. Perspectives On Medical Education 11(3):173–176. https://doi.org/10.1007/s40037-021-00695-4
Oliveira JM, Csik M, Marques P 2011. Subsídios para Formulação de um Curso de Desenho Instrucional.: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Brasília, 07pp. https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2289/1/Introdu%C3%A7%C3%A3o%20ao%20modelo%20ADDIE_M%C3%B3dulo%201-alterado.pdf
Prabowo A, Suparman S, Li CS; Janan D, Damayanti TD 2023. The effect of reading literacy to mathematics comprehension of elementary school students in Indonesia and Malaysia. International Journal of Evaluation and Research in Education 12(1):546-554. http://dx.doi.org/10.11591/ijere.v12i1.25714
Reinbold S 2013. Using the ADDIE Model in Designing Library Instruction. Medical Reference Services Quarterly 32(3):244–256. https://doi.org/10.1080/02763869.2013.806859
Suhendri, Suparman 2019. Development Mathematics Modules Based On Guided Discovery Learning To Improve Creativity Skills Of Blind Students. International Journal Of Scientific & Technology Research 8(10)1169-1173. Disponível em: https://www.ijstr.org/final-print/oct2019/Development-Mathematics-Modules-Based-On-Guided-Discovery-Learning-To-Improve-Creativity-Skills-Of-Blind-Students.pdf
Yanai I, Lercher MJ 2021. Does the Data Do the Talking? Confirmation Bias in the Interpretation of Data Visualizations. Center for Open Science 20(1):1-9. https://doi.org/10.31234/osf.io/q8ckd
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Wosney Ramos de Souza, Eduardo Shimoda, Francisco de Assis Léo Machado, Elen Priscila Ribeiro Barbosa, Aldo Shimoya, Fabrício Bagli Siqueira, Fabio Freitas da Silva, Claudia Boechat Seufitelli, Getúlio da Silva Abreu, Luciano José de Oliveira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
