Projeto Conhecer Montanha: uma experiência de integração de abordagens quali e quanti para mapeamento sociocomunitário e geoespacial

Autores/as

  • Angélica Nogueira de Souza Tedesco Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes.
  • Elizabeth Maria Andrade Aragão Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.
  • Lidiane Leite Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Ifes.
  • Antônio Donizetti Sgarbi Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Ifes.
  • Josilene Cavalcante Corrêa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Social - Labtec/Ifes.
  • Raoni Schimitt Huapaya Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Ifes.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2016v5i2.p82-102

Resumen

O Projeto Conhecer Montanha é resultado de uma construção metodológica integradora das abordagens qualitativas e quantitativas voltada à elaboração de uma base informativa capaz de subsidiar políticas pedagógicas e de gestão do campus Montanha do Instituto Federal do Espírito Santo. O levantamento das variáveis para compor a base de dados mostra-se um desafio diante da sua complexidade e diversidade, tornando fundamental uma integração sistematizada de aspectos qualitativos e quantitativos. A experiência dessa construção metodológica é descrita neste artigo por meio do detalhamento dos três principais métodos utilizados: obtenção e construção de base de dados alfanuméricos e geoespaciais provenientes de fontes oficiais; entrevistas associadas a um roteiro semiestruturado; constituição de grupos focais para obtenção de dados discursivos. Após a produção de dados, a análise foi realizada por meio da criação de categorias capazes de evidenciar as relações entre os dados discursivos e os dados oficiais.

Biografía del autor/a

Angélica Nogueira de Souza Tedesco, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes.

Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. Docente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes. Brasil. 

Elizabeth Maria Andrade Aragão, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. Docente na Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes. Brasil. 

Lidiane Leite, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Ifes.

Mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. Docente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Ifes. Brasil. 

Antônio Donizetti Sgarbi, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Ifes.

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Puc/SP. Docente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Ifes. Brasil.

Josilene Cavalcante Corrêa, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Social - Labtec/Ifes.

Mestre em Geografia Humana pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. Pesquisadora no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Social - Labtec/Ifes. Brasil. 

Raoni Schimitt Huapaya, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Ifes.

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. Docente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Ifes. Brasil.

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Publicado

2016-12-12

Cómo citar

TEDESCO, Angélica Nogueira de Souza; ARAGÃO, Elizabeth Maria Andrade; LEITE, Lidiane; SGARBI, Antônio Donizetti; CORRÊA, Josilene Cavalcante; HUAPAYA, Raoni Schimitt. Projeto Conhecer Montanha: uma experiência de integração de abordagens quali e quanti para mapeamento sociocomunitário e geoespacial. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 82–102, 2016. DOI: 10.21664/2238-8869.2016v5i2.p82-102. Disponível em: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/2032. Acesso em: 25 dic. 2024.

Número

Sección

Edição Especial - Investigação Qualitativa, Sociedade e Meio Ambiente