DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁGUA EM SEMENTES DE Vigna unguiculata (L.) Walp. CULTIVADAS NA REGIÃO AMAZÔNICA PARAENSE
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2025v13i1.7379Resumo
Este estudo teve como objetivo determinar o teor de água dos grãos de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.), utilizando o método padrão da estufa (105°c ± 3/ 24h), de acordo com as diretrizes da Regra de Análise de Sementes Brasil (2009). Os resultados mostraram que, os valores obtidos para o teor de água das sementes, estiveram distantes dos ideais para comercialização e armazenamento. A uniformidade dos dados sugere uma consistência na textura das sementes analisadas, apesar da possível falta de maturidade fisiológica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.