AVALIAÇÃO FÍSICO QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DE LEITE NO MUNICÍPIO DE NOVA GLÓRIA – GO
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2025v13i1.7272Resumo
O leite é um alimento rico nutricionalmente e presente amplamente na mesa dos brasileiros. O consumo per capita de leite no Brasil é de 166 litros/habitante/ano e a produção de leite no Brasil em 2022 foi de 34,6 bilhões de litros. Vários fatores podem alterar a qualidade do leite e a maioria destes fatores estão relacionados a ações fraudulentas, seja pela adição de substâncias estranhas ou remoção de compostos, bem como péssimas condições higiênico sanitárias durante a ordenha. Sabendo disso, objetivou-se avaliar a qualidade físico-química e microbiológica do leite em Nova Glória – GO. A coleta do leite foi realizada em quatro propriedades rurais localizadas no município de Nova Glória – GO e as amostras foram processadas no laboratório de Instrumental e Microbiologia do IF Goiano – Campus Ceres. Foi realizado ANOVA do conjunto de dados e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey (5%). Os parâmetros físico-químicos avaliadas encontram-se dentro da faixa esperada, com ligeira acidificação das amostras proveniente do inadequado armazenamento após a coleta. Composição centesimal de proteína está abaixo do esperado para propriedade rural três. Todas as amostras encontravam-se fora dos padrões legais para o consumo por apresentarem alta concentração de coliformes a 35ºC e coliformes a 45ºC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.