A PERCEPÇÃO DO GESTOR MUNICIPAL SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TRANSPORTE ESCOLAR NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO DISCENTE DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2023v10i1.6419Resumo
Este artigo aborda a importância do transporte escolar na formação de discentes de ensino superior do município de Bela Vista de Goiás. O acesso às universidades é muito limitado devido a desigualdade social e a falta de oportunidades que afeta milhões de brasileiros, pois a disponibilidade do ensino público gratuito não é o suficiente. Pela Constituição brasileira, a educação é direito de todos, por isso a oferta do transporte escolar deve estar vinculada a esse direito por meio de programas suplementares que garante e possibilita o aluno o acesso à instituição de ensino. É necessário que estados e municípios se organizem para formalizar a prestação deste serviço como gestão e controle, estrutura de planejamento que garanta a qualidade desses serviços prestados, por meio de fiscalização garantindo a segurança de seus usuários. Este trabalho estruturou-se por meio de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem exploratória e com uso do método qualitativo para a pesquisa de campo. Fazer um estudo de caso sobre as condições do transporte que faz a rota Bela Vista Piracanjuba no ano de 2022 e com o objetivo de descrever conceitualmente o que é transporte escolar, apontar quais os benefícios existentes deste tipo de transporte na formação profissional de jovens e adultos que cursam ensino superior; apresentar os principais desafios e rotinas observadas por este tipo de prestação de serviço de transporte escolar, como objetivos específicos. Por fim, as expectativas e os desafios na prestação deste tipo de serviço pelos agentes públicos aos munícipes beneficiados, durante a formação profissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.