A EFETIVIDADE DAS RESERVAS EXTRATIVISTAS NO ESTADO DO ACRE
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2022v9i1.5679Resumo
As Reservas Extrativistas são uma categoria de Unidade de Conservação e se apresentam como importante ferramenta na conservação dos recursos ambientais, sociais e econômicos. Apesar do avanço legislativo, que culminou na criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, no ano de 2000, e do novo modelo de gestão que foi adotado junto as Reservas Extrativistas no Estado do Acre, pouco se avançou na efetividade da gestão e na conservação do meio ambiente. Este estudo objetiva a análise da efetividade da gestão ambiental das Reservas Extrativistas no Estado do Acre, no período compreendido entre os anos de 1990 a 2018, com intuito de identificar se o novo modelo de gestão instituído pela Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), tem contribuído para uma gestão efetiva, no que se refere a gestão, preservação ambiental e a economia. Constatou-se que as Reservas Extrativistas no Estado do Acre têm uma contribuição histórica e ambiental, porém pouco efetiva no que tange à gestão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.