Análise da exposição de pacientes em redes sociais de cirurgiões-dentistas que realizam procedimentos de harmonização orofacial.
DOI:
https://doi.org/10.37951/2317-2835.2023v28i1.p04-09Resumo
No Brasil, a discussão sobre a exposição de pacientes nas redes sociais pelos cirurgiões dentistas é de interesse ao Conselho Federal e Regionais de Odontologia, que são os responsáveis por, respectivamente, regulamentar e fiscalizar o exercício ético da Odontologia. O objetivo deste trabalho é analisar sob a perspectiva ética-normativa as postagens com exposição de imagens de pacientes no perfil do Instagram de cirurgiões dentistas que realizam procedimentos de harmonização orofacial. Esta pesquisa analisou as postagens no Instagram de diversos perfis públicos de dentistas no Brasil. Foram feitas buscas das imagens através de hashtags (harmonizaçãofacial, dentistasbotox e botoxfacial), as imagens selecionadas foram analisadas de acordo com o Código de Ética Odontológica e a Resolução 196/2019, ambas do Conselho Federal de Odontologia. Foram avaliadas 40 imagens e a infração ética mais frequente foi a não exibição do número de inscrição da pessoa física ou jurídica no Conselho Regional de Odontologia em 24 postagens (60%). Quatro (10%) destas postagens utilizaram expressões escritas que caracterizavam o sensacionalismo e autopromoção, sendo: "sua melhor versão"; "resultados imediatos"; e "botox é vida" (em duas publicações diferentes). A maioria das publicações não seguem as normas exigidas pelo Código de Ética Odontológica e pela Resolução 196/2019 do Conselho Federal de Odontologia, indicando haver necessidade de ampliar as ações de orientações sobre as normas de publicação de imagem de pacientes e também a fiscalização das redes sociais de cirurgiões-dentistas.
Palavras chaves: Odontologia, Redes Sociais, Harmonização orofacial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o trabalho de minha autoria foi submetido apenas para este periódico e por isto, não sendo simultaneamente avaliado para publicação em outra revista. Nós autores, acima citados, assumimos a responsabilidade pelo conteúdo do trabalho submetido e confirmar que o trabalho apresentado, incluindo imagens, é original. Concordamos em conceder os direitos autorais ao periódico Scientific Investigation in Dentistry.