Mobilidade e Acessibilidade: o trânsito do município de Anápolis – Goiás e as relações de proteção e defesa do usuário portador de necessidade especial The Protection Affairs and Defense of Special Needs Carrier in the Traffic of the City of Anápolis - Go
Resumo
O presente artigo possui o objetivo de investigar, de modo indutivo, o contexto dos portadores de necessidades especiais da cidade de Anápolis em meio ao trânsito local, fazendo-o por meio do estudo geográfico, das pesquisas de campo, opiniões de especialistas e dados bibliográficos. O trânsito é assunto de interesse transindividual, ou seja, sua defesa incumbe ao Poder Público e a toda coletividade. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para verificar a situação do trânsito local na opinião dos portadores de necessidades especiais, aplicando a mesma em suas relações de proteção, defesa e informação.Referências
ALMEIDA, M.C & OLIVER, F.C. Abordagens comunitárias e territoriais em reabilitação de pessoas com deficiências: fundamentos para a Terapia Ocupacional. In. DE CARLO, M.M.R.P; BARTALOTTI, C.C.; Organizadoras. Terapia Ocupacional no Brasil: Fundamentos e Perspectivas. São Paulo: Plexus Editora, 2001. P.81-98
BARROS, D.D.; GHIRARDI, M.I. & Lopes, R.E. Terapia Ocupacional Social. Revista Terapia Ocupacional. USP, v.13, n.3, p.95-103, 2002.
Censo Demográfico.2000/IBGE http://www.ppd.mppr.mp.br/modules/conteudo/ conteudo.php?conteudo=41
FERREIRA, BRAZÃO WINDYZ. Direito das pessoas com deficiência e inclusão nas escolas.
FERREIRA, Maria Cecília Carareto. Ressignificando as práticas pedagógicas da escola comum na perspectiva da educação inclusiva. In: Anais do IX Seminário capixaba de educação inclusiva – Ressignificando conceitos e práticas: a contribuição da produção científica. Vitória: UFES, 2005.
JORNAL CONTEXTO, "Frota continua crescendo, mas renovada”, reportagem, 2 de Abril de 2015, http://www.jornalcontexto.net/noticia_detalhe.php?id_noticia=8645
NETO, Antonio Rulli. “Pessoa com deficiência, necessidades especiais e processo - Apontamentos acerca dos mecanismos de igualdade e o projeto do novo CPC”. http://por-leitores.jusbrasil.com.br/noticias/3154136/pessoa-com-defici- encia-necessidades-especiais-e-processo-apontamentos-acerca-dos-mecanis-mos-de-igualdade-e-o-projeto-do-novo-cpc)
BARROS, D.D.; GHIRARDI, M.I. & Lopes, R.E. Terapia Ocupacional Social. Revista Terapia Ocupacional. USP, v.13, n.3, p.95-103, 2002.
Censo Demográfico.2000/IBGE http://www.ppd.mppr.mp.br/modules/conteudo/ conteudo.php?conteudo=41
FERREIRA, BRAZÃO WINDYZ. Direito das pessoas com deficiência e inclusão nas escolas.
FERREIRA, Maria Cecília Carareto. Ressignificando as práticas pedagógicas da escola comum na perspectiva da educação inclusiva. In: Anais do IX Seminário capixaba de educação inclusiva – Ressignificando conceitos e práticas: a contribuição da produção científica. Vitória: UFES, 2005.
JORNAL CONTEXTO, "Frota continua crescendo, mas renovada”, reportagem, 2 de Abril de 2015, http://www.jornalcontexto.net/noticia_detalhe.php?id_noticia=8645
NETO, Antonio Rulli. “Pessoa com deficiência, necessidades especiais e processo - Apontamentos acerca dos mecanismos de igualdade e o projeto do novo CPC”. http://por-leitores.jusbrasil.com.br/noticias/3154136/pessoa-com-defici- encia-necessidades-especiais-e-processo-apontamentos-acerca-dos-mecanis-mos-de-igualdade-e-o-projeto-do-novo-cpc)
Downloads
Publicado
2015-12-10