O CONSUMISMO INFANTIL NA INTERNET E OS EFEITOS DA LEI
DOI:
https://doi.org/10.37951/2318-2288.2025v14i1.p120-142Palavras-chave:
Consumo infantil., Publicidade Digital, Influencia da Mídia, Marketing InfantilResumo
Este trabalho tem como tema o consumo infantil na internet e os efeitos das estratégias de publicidade digital sobre esse público. Parte-se da problemática: como a publicidade digital influencia o comportamento de consumo infantil e quais os riscos éticos, sociais e legais decorrentes dessa exposição crescente a conteúdos comerciais disfarçados. O objetivo geral é analisar os mecanismos de publicidade digital direcionados às crianças e discutir seus impactos, considerando a legislação brasileira. Os objetivos específicos são: compreender a vulnerabilidade cognitiva e emocional das crianças diante da publicidade digital; identificar estratégias de marketing utilizadas; avaliar os efeitos da exposição contínua a esse conteúdo; e examinar a legislação vigente, como o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A metodologia é qualitativa, com abordagem teórica e exploratória, baseada em revisão bibliográfica, utilizando autores como McNeal, Piaget, Kline, Linn e Buckingham. A estrutura do trabalho compreende três capítulos: a evolução do consumo infantil na era digital; os mecanismos e efeitos da publicidade online sobre as crianças; e o estudo das legislações aplicáveis. Conclui-se que a publicidade digital voltada ao público infantil demanda regulamentação mais eficaz e ações de educação midiática, a fim de promover o uso consciente das tecnologias e garantir a proteção dos direitos da criança no ambiente digital.
Referências
AVERY, Rosemary. Advertising to children on the Internet: Legal and ethical issues. Journal of Public Policy & Marketing, v. 18, n. 1, p. 116–122, 2005. Disponivel em: https://www.researchgate.net/publication/271990924_Advertising_and_Children_Issues_and_Policy_Options Acesso em 02/05/2025
BRASIL. Código de Defesa do Consumidor. Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 12 set. 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm. Acesso em: 30 Abril 2025.
BRASIL. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Resolução nº 163, de 13 de março de 2014: dispõe sobre a abusividade do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança e ao adolescente. Brasília, DF: CONANDA, 2014. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselho-nacional-dos-direitos-da-crianca-e-do-adolescente-conanda/resolucoes/resolucao-163-_publicidade-infantil.pdf/view. Acesso em: 1 maio 2025
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 1 de maio de 2025.
BRASIL. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 15 ago. 2018. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm. Acesso em 27 de Abril de 2025
BRASIL. Marco Civil da Internet. Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 24 abr. 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm. Acesso em : 13 de abril de 2025
BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Facebook é condenado a pagar R$ 6,6 mi por vazar dados de usuários. Brasília, DF, 23 ago. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/facebook-e-condenado-a-pagar-r-6-6-mi-por-vazar-dados-de-usuarios. Acesso em: 1 maio 2025.
BUCKINGHAM, David , The Material Child: Growing Up in Consumer Culture .Cambridge. 2011. Polity Press. Disponivel Em : https://www.google.com.br/books/edition/The_Material_Child/nSp0OEVnNSYC?hl=en&gbpv=1&dq=Buckingham,+D.+(2011).+The+Material+Child:+Growing+Up+in+Consumer+Culture.+Polity+Press.&printsec=frontcover Acesso Em 08/12/2024
CALVERT, Sandra L. , Children as Consumers: Advertising and Marketing. ,The future of children, volume 18 , 2008. Disponível em : https://www.jstor.org/stable/20053125 Acesso em: 08/12/2024
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Projeto de Lei nº 3161, de 14 de agosto de 2024. Institui a Lei de Proteção contra Publicidade Infantil em Mídias Digitais em mídias digitais. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2452874 Acesso em 09/06/2025
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003. Disponivel em: https://globalizacaoeintegracaoregionalufabc.wordpress.com/wp-content/uploads/2014/10/castells-m-a-sociedade-em-rede.pdf Acesso em 02/05/2025
CONSTANTINO, Rodrigo. Por que a TV aberta abandonou a programação infantil? Gazeta do Povo, Curitiba, 28 março. 2024. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/rodrigo-constantino/por-que-a-tv-aberta-abandonou-a-programacao-infantil/. Acesso em: 1 maio 2025.
IÉ, Ocante Antônio. Propaganda digital e algoritmos e suas implicações nas escolhas dos usuários no ambiente online. Encontros Bibli, v. 29, 07 de junho 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eb/a/X98XKDV8CqJqPzvt64yzY4t/?lang=pt. Acesso em 12 de Abril de 2025
G1. Facebook compartilhou mais dados com gigantes tecnológicos do que o revelado, diz jornal. G1, 19 dezembro. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2018/12/19/facebook-compartilhou-mais-dados-com-gigantes-tecnologicos-do-que-o-revelado-diz-jornal.ghtml. Acesso em: 1 maio 2025.
GIBSON, Erin; GRIFFITHS, Mark D.; CALADO, Filipa; HARRIS, Andrew. The relationship between videogame micro-transactions and problem gaming and gambling: A systematic review. Computers in Human Behavior, Amsterdam, v. 131, 2022. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0747563222000413. Acesso em 12/04/2025
GRIMES, Sara. Kids’ worlds: The digital playground. Canadian Journal of Communication, v. 33, n. 3, p. 351–374, 2008. Disponivel em: https://www.researchgate.net/publication/366319788_Book_Review_Grimes_Sara_M_Digital_Playgrounds_The_Hidden_Politics_of_Children%27s_Online_Play_Spaces_Virtual_Worlds_and_Connected_Games_Toronto_University_of_Toronto_Press_2021 Acesso em: 09/05/2025
Linn, Susan. Crianças do Consumo. a infancia roubado São Paulo : Instituto Alana 2006
LIVINGSTONE, Sonia; HELSPER, Ellen. Advertising foods to children: Understanding promotion in the context of children’s daily lives. London: Ofcom, 2006. Disponível em: https://www.ofcom.org.uk/__data/assets/pdf_file/0032/50879/food_advertising.pdf. Acesso em: 6 maio 2025.
LIVINGSTONE, Sonia; HELSPER, Ellen. Advertising foods to children: Understanding promotion in the context of children’s daily lives. London: Ofcom, 2006. Disponível em: Disponível em : https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1461444807080335 Acesso em: 08/12/2024
KLINE, Stephen Out of the Garden: Toys and Children's Culture in the Age of TV Marketing. London. 1995 Verso, Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Out_of_the_Garden/0srtp8elakMC?hl=en&gbpv=1&dq=Stephen+Kline+-+Out+of+the+Garden:+Toys+and+Children%27s+Culture+in+the+Age+of+TV+Marketing+(1993)&printsec=frontcover Acesso em 08/12/2024
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012. Disponivel em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjj3PnRmr-NAxXCK7kGHa5XJSYQFnoECEIQAQ&url=https%3A%2F%2Fbiblioteca.unisced.edu.mz%2Fbitstream%2F123456789%2F2100%2F1%2FAdministra%25C3%25A7%25C3%25A3o%2520de%2520Marketing%252C%2520Kotler%2520e%2520Keller%252C%252014ed%252C%25202012.pdf&usg=AOvVaw0Zh2U5HmBD6j2pWygqP4bu&opi=89978449 Acesso em 08/12/2024
MCNEAL, James U. The Kids Market: Myths and Realities. Ithaca/NY Paramount Market Publishing, 1999, Inc ,Disponível em : https://www.google.com.br/books/edition/The_Kids_Market/bpGdTfeluf4C?hl=en&gbpv=1&dq=James+U.+McNeal+-+The+Kids+Market:+Myths+and+Realities+(1999)&printsec=frontcover Acesso em : 08/12/2024
MOLNAR, Alex. School commercialism: From democratic ideal to market commodity. New York: Routledge, 2005. Disponivel em: https://escholarship.org/content/qt7dc339cm/qt7dc339cm_noSplash_2ece0158de3755d6b3d9c799e981061d.pdf?t=krnp2e Acesso em : 02/05/2025
NORDVPN. Teste Nacional de Privacidade de 2024: veja como o Brasil se saiu. [S.l.]: NordVPN, 2024. Disponível em: https://nordvpn.com/pt-br/blog/teste-nacional-de-privacidade-br-2024/. Acesso em: 27 abr. 2025.
PASQUALE, Frank. The Black Box Society: The Secret Algorithms That Control Money and Information. [S.l.]: Harvard University Press, 2015. Disponível em: https://raley.english.ucsb.edu/wp-content/Engl800/Pasquale-blackbox.pdf. Acesso em:
PIAGET, Jean. Psicología y pedagogia 1° edição ,Editorial Ariel , S.A. Barcelona, 2001 Disponível em : https://www.google.com.br/books/edition/Psicología_y_pedagogía/1cQxrOXb_CgC?hl=en&gbpv=1&dq=Jean+Piaget,+Psicologia+e+Pedagogia&pg=PA20&printsec=frontcover Acesso em: 08/12/2024
SCHOR, Juliet B. Born to buy: The commercialized child and the new consumer culture. New York: Scribner, 2004. Disponivel em : https://books.google.com.br/books?id=NRxxuTIyt6AC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false Acesso em 02/05/2025
Tic Kids Online Brasil 2022, São Paulo/SP. Grappa Marketing Editorial, Disponivel em: https://cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-da-internet-por-criancas-e-adolescentes-no-brasil-tic-kids-online-brasil-2022/ Acesso em : 10/12/2024
Tolffo, Rafael Schmatz. A evolução do telefone: Uma abordagem Tópica de conteúdos de física. Universidade Franscicana, Santa Maria/RS , 2019, Disponível em: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/742 Acesso em: 08/12/2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).