DA PUBLICIDADE NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E DA HARMONIA COM O ORDENAMENTO JURÍDICO

Autores

  • Gabriel de Castro Borges Reis

DOI:

https://doi.org/10.37951/2318-2288.2022v11i2.p44-61

Palavras-chave:

Código de Defesa do Consumidor., Publicidade Lícita., Oferta.

Resumo

O presente texto tem como objetivo discutir acerca da publicidade, suas questões, suas consequências e reflexos juridicos originados pela positivação no Código de Defesa do Consumidor (CDC). A publicidade será tratada a luz das disposições do referido Códex Consumerista, buscando uma definição para seu conceito, bem como descrever suas características, principalmente, quando analisada sob o enfoque da oferta realizada pelo fornecedor e a necessidade de harmonia com o ordenamento jurídico, sendo uma publicidade lícita em sua plenitude jurídica. Os consumidores muitas vezes têm seus direitos vilipendiados pelo uso indiscriminado da publicidade sem responsabilidade, sendo necessária uma análise também sobre a responsabilização dos fornecedores e demais aspectos jurídicos previstos pelo CDC. Dessa forma, utiliza-se para o trabalho o estudo das legislações em questão, que será refletida sob a ótica do ordenamento jurídico pátrio, da hermenêutica jurídica, e observando entendimentos jurisprudênciais. A publicidade, com destaque para sua modalidade enganosa, será ainda examinada buscando sua harmonia com o ordenamento juridico pátrio. Para tanto, será realizado o estudo de um caso fictício, porém dotado de verossimilhança teórica, criado com a finalidade de elucidar melhor as questões práticas e teóricas existentes no tema e a aplicação do CDC. No tocante à metodologia utilizada, o artigo trabalha o tema por meio de pesquisa bibliográfica, com base nas legislações aplicáveis, na hermenêutica jurídica e no citado estudo de caso.

Referências

BESSA, Leonardo Roscoe. Proteção Contratual. In: MARQUES, Cláudia Lima; BENJAMIN, Antônio Herman V.; BESSA, Leonardo Roscoe. Manual de Direito do Consumidor. 2ª Ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.
BRASIL. Assembleia Constituinte. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Diário Oficial da União, 1988.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Código Civil Brasileiro. Brasília. Diário Oficial, 2002.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 8.078/1990. Código de Defesa do Consumidor. Brasília. Diário Oficial, 1990.
DISTRITO FEDERAL. Superior Tribunal de Justiça. Recurso Especial nº 1.342.899 - RS (2011/0155718-5). Recorrente: FIAT AUTOMÓVEIS S/A, Recorrido: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Brasília/DF, 20 de agosto de 2013. Disponível em: http://www.stj.jus.br/SCON/jurisprudencia/doc.jsp?livre=Publicidade+enganosa+abusiva&b=ACOR&p=true&l=10&i=10. Acesso em: 20 de fev de 2017.
DISTRITO FEDERAL. Tribunal de Justiça. 2ª Instância. Apelação Cível no Juizado Especial 2007.07.1.002382-7. Ação de Indenização. Apelante: MEIRIELLE DA SILVA GOMES, Apelado: TBA DO BRASIL DISTRIBUIDORA LTDA. Brasília/DF, 04 de setembro de 2007. Disponível em: https://tj-df.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/6643450/acao-ci-vel-do-juizado-especial-acj-30024420078070007-df-0003002-4420078070007. Acesso em: 20/02/2017
DISTRITO FEDERAL. Tribunal de Justiça. 2ª Instância. Apelação Cível no Juizado Especial 2007.07.1.002382-7. Ação de Indenização. Apelante: BRASIL TELECOM S/A, Apelado: LUCIA ROSA RODRIGUES PEREIRA. Brasília/DF, 14 de março de 2008. Disponível em: https://tj-df.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/6597794/acao-ci-vel-do-juizado-especial-acj-23823220078070007-df-0002382-3220078070007. Acesso em: 20/02/2017.
FARIAS, Talden Queiroz. Publicidade e propaganda no Código de Defesa do Consumidor. Âmbito Jurídico, 20 de fev 2017. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=1082. Acesso em: 20 de fev 2017.
MARQUES, Cláudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999. p. 673.
MARQUESI, Roberto Wagner. Os princípios do contrato na nova ordem civil. Jus.com.br, dez. 2014. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/5996/os-principios-do-contrato-na-nova-ordem-civil Acesso em: 02 de mar. 2017.
NUNES, Luis Antonio Rizzatto. Curso de Direito do Consumidor: com exercícios. 4ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
PODESTÁ, Fábio Henrique; MORAIS, Ezequiel; CARAZAI, Marcos Marins. Código de Defesa do Consumidor Comentado. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2010.
RAMOS, Ana Carenina Pamplona Pinho. Publicidade enganosa e abusiva à luz do Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Âmbito Jurídico, 20 de fev 2017. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11209&revista_caderno=10. Acesso em: 20 de fev 2017.
SÃO PAULO. Tribunal de Justiça. 2ª Instância. Apelação 00309091220138260053 SP 0030909-12.2013.8.26.0053. Ação Anulatória. Apelante: SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA, Apelado: PROCON - FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR. São Paulo/SP, 07 de março de 2016. Disponível em: https://tj-sp.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/321964004/apelacao-apl-309091220138260053-sp-0030909-1220138260053. Acesso em: 20/02/2017.

Downloads

Publicado

2023-09-13

Edição

Seção

Artigos