COMPLIANCE: MECANISMO PARA O COMBATE AOS CRIMES DE LAVAGEM DE DINHEIRO EM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.37951/2318-2288.2020v9i1.p33-53Palavras-chave:
Compliance. Lavagem de dinheiro. Corrupção. Instituições Financeiras.Resumo
O tema foi escolhido devido a sua importância frente as frequentes notícias divulgadas, pela mídia, dos casos relacionados às diversas formas de fraudes e corrupções que estão expostas às instituições financeiras. Assim, de forma a evitar e minimizar os efeitos destes atos/crimes, que, em alguns casos, podem atingir a imagem da empresa deixando-a descredibilizada e, em outros casos, dependendo da gravidade da polêmica envolvida, até a descontinuidade dos negócios, deste modo, as autoridades competentes buscam minimizar os diversos riscos envolvidos por meio de leis e regulamentos. O Brasil, tem se estruturado e implantando metodologias de controles internos de maneira a minimizar os impactos financeiros das perdas decorrentes de riscos operacionais. Nos últimos anos, devido aos inúmeros escândalos, percebe-se uma evolução dessas legislações, o que demonstra uma constante preocupação dos órgãos reguladores. Como consequência disso, existe a necessidade de um acentuado aperfeiçoamento dos sistemas de controles pelos profissionais de auditoria, compliance e controles internos. Este estudo busca demonstrar a importância da função de compliance, como um dos pilares de combate a crimes de lavagem de dinheiro dentro das instituições financeiras. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.
Referências
BANCO CENTRAL. Resolução de nº 4.595, de 28 de agosto de 2017. Política de conformidade (compliance) das instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, Brasília, DF, agosto 2017.
BANCO DO BRASIL. Política Específica de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção. Brasília, DF, última revisão nov. 2019. Disponível em: https://www.bb.com.br/docs/portal/disin/PLDFTC-Portugues.pdf . Acesso em: 10 mai. 2020.
BANCO DO BRASIL. Política Específica de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção. Brasília, DF, última revisão nov. 2019. Disponível em: https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/sobre-nos/etica-e-integridade/integridade#/ . Acesso em: 10 mai. 2020.
BANCO DO BRASIL. Programa de Integridade do Banco do Brasil. Brasília, DF. Versão final. Disponível em: https://www.bb.com.br/docs/pub/inst/dwn/integridadebb.pdf?pk_vid=961d220e177aca651593368978ed3676 . Acesso em: 10 de mai. 2020.
BANCO DO BRASIL. Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo e a Corrupção. Brasília, DF, novembro, 2019. Disponível em: https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/bb-seguranca/prevencao-e-combate-a-lavagem-de-dinheiro-e-ao-financiamento-do-terrorismo-e-a-corrupcao#/ . Acesso em: 10 mai. 2020.
BANCO DO BRASIL. Política Específica de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção da BB DTVM. Brasília, DF. Disponível em: https://www.bb.com.br/docs/portal/dtvm/politicapcldftc.pdf . Acesso em: 10 mai. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.613, de 03 de março de 1998. Dos Crimes de "Lavagem" ou Ocultação de Bens, Direitos e Valores, Brasília, DF, março, 1998.
BRASIL. Lei nº 12.683, de 09 de julho de 2012. Altera a Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998, para tornar mais eficiente a persecução penal dos crimes de lavagem de dinheiro, Brasília, DF, julho, 2012.
BRASIL. Lei nº 13.506, de 13 de novembro de 2017. Processo administrativo sancionador na esfera de atuação do Banco Central do Brasil e da Comissão de Valores Mobiliários, Brasília, DF, nov. 2017.
CARVALHO, André; BERTOCCELLI, Rodrigo; ALVIM, Tiago; VENTURINI, Otavio. Manual de Compliance. Rio de Janeiro: Forense, 2019.
CONTROLADORIA-GERAL UNIÃO. Programa de Integridade Diretrizes para Empresas Privadas, Brasília, DF, set 2015. Disponível em : https://www.legiscompliance.com.br/images/pdf/programa_integridade_diretrizes_para_empresas_privadas_cgu.pdf . Acesso em: 05 mai. 2020.
KROLL. Global Fraud and Risk Report 2019/20 11TH ANNUAL EDITION, Nova Iorque, NY. Disponível em: https://www.kroll.com/-/media/kroll/pdfs/publications/global-fraud-and-risk-report-2019-20.pdf . Acesso em: 5 fev. 2020.
MADRUGA, Antenor. Novo guia para um programa de compliance eficiente. Nov 2012. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2012-nov-22/cooperacao-internacional-guia-programa-compliance-eficiente . Acesso em: 06 mai. 2020.
MENDRONI, Marcelo. Crime de Lavagem de Dinheiro. 4º ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Atlas, 2018.
SAAD-DINIZ, Eduardo. Ética negocial e compliance: entre a educação executiva e a interpretação judicial. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).