DIREITOS HUMANOS E A POLÍTICA BRASILEIRA PARA REFUGIADOS
DOI:
https://doi.org/10.29287/2318-2288.2019v8i1.p46-61Palavras-chave:
Direitos Humanos, Refugiados, Estado Brasileiro, BrasilResumo
O artigo propõe uma análise crítica, que parte de uma premissa maior para uma menor, ou seja, abordando Direitos Humanos, no que diz respeito a conceitos gerais, seguindo para uma análise da postura do Estado Brasileiro frente a esta matéria, bem como, fazendo um paralelo entre estes conceitos e a política brasileira para refugiados. Trata-se de uma reflexão acerca dos conceitos e positivações, regras formais, adotadas pelo Estado Brasileiro, frente aos direitos inerentes a todo homem, proporcionando uma visão rígida de universalidade e indisponibilidade desses direitos, abordando também o cenário internacional que tem como fontes principais os tratados e os costumes, sendo o primeiro também ratificado por muitos Estados, inclusive o brasileiro. Partindo então para uma premissa específica, que é a questão do refugiado no Estado brasileiro, objetivando entender as políticas adotadas pelo Brasil, para contribuir com a promoção da dignidade dessa parcela social.
Referências
BOBBIO, Norberto. A era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
BRASIL, Lei 9.474, de 22 de julho de 1997. Estatuto do Refugiado. Brasília,1997.
______. Constituição da Republica Federativa do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2016.
______. Ministério da Justiça. Disponível em: http://www.justica.gov.br/central-de-atendimento/estrangeiros/refugio#refugio. Acesso em: 20 jul. 2017. DONNELLY, Jack. International human rights: a regime analysis. International Organization, v. 40, 1986, p. 599-642.
PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional Internacional. Caderno de Direito Constitucional. Módulo V. Escola de Magistratura do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Porto Alegre-RS: EMAGIS, 2006.
RAMOS, André de Carvalho. Curso de Direitos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2014.
ONU. Agência da ONU para refugiados. Disponível em: <http://www.acnur.org/portugues/>. Acesso em: 20 jul. 2017.
RISSE, T; ROPP, S. Introduction and overview. In: RISSE; ROPP, S. C; SIKKINK, K. The persistent power of human rights. Cambridge: CUP, 2014, p. 3-25.
SIMMONS, B. A. Mobilizing for Human Rights: International Law in Domestic Politics. Nova York: CUP, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).