Compostagem de Resíduos Orgânicos e Educação Ambiental: Uma Análise do Ciclo de Vida em uma Escola de Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2025v14i1.p170-185

Palavras-chave:

compostagem, educação ambiental, resíduos orgânicos, sustentabilidade

Resumo

Os resíduos orgânicos representam mais de 50% dos resíduos sólidos no Brasil, e a compostagem oferece uma solução viável para seu tratamento. Este estudo teve como objetivo implementar um sistema de compostagem em uma escola de ensino básico da rede estadual no município de Anápolis-GO e avaliar o impacto do composto no cultivo de hortaliças, além de promover a conscientização ambiental entre os estudantes da escola. Foram coletados resíduos orgânicos verdes durante 19 dias, que passaram por compostagem ao longo de 90 dias. O composto resultante foi utilizado no cultivo de alface (Lactuca sativa) e cebolinha (Allium schoenoprasum), comparando-se com o crescimento em solo virgem. O composto apresentou características de alta qualidade, como coloração escura e odor de terra. As hortaliças cultivadas no composto mostraram maior massa fresca e altura em comparação ao solo virgem. Os resultados indicam que o composto produzido a partir de resíduos escolares é eficaz como adubo, promovendo o crescimento das plantas e reforçando o papel da compostagem na educação ambiental e na sustentabilidade no ensino básico.

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Publicado

2025-02-18

Como Citar

WALGENBACH, Patrícia Jardim Silva; GRACIANO , Marcos Junio de Souza; DIAS, Lucas Danilo. Compostagem de Resíduos Orgânicos e Educação Ambiental: Uma Análise do Ciclo de Vida em uma Escola de Educação Básica. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 170–185, 2025. DOI: 10.21664/2238-8869.2025v14i1.p170-185. Disponível em: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/7635. Acesso em: 22 fev. 2025.