Contributos da IA nos Processos Pedagógicos e no Desenvolvimento Profissional e Organizacional: Percepções de Professores Portugueses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2024v13i3.p51-61

Palavras-chave:

inteligência artificial, ensino, aprendizagem, avaliação pedagógica, transformação

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender os olhares de professores dos ensinos básico e secundário portugueses sobre as aplicações digitais utilizadas em contexto escolar e sobre o modo como a Inteligência Artificial (IA) poderá contribuir para a melhoria dos processos pedagógicos de ensino, aprendizagem e avaliação e para o consequente desenvolvimento e transformação profissional  e organizacional.Deste modo, centramos o estudo numa abordagem quantitativa, com recurso a um inquérito por questionário dirigido a 74 professores dos ensinos básico e secundário de um Agrupamento de Escolas em Portugal. Como principais conclusões destaca-se que o recurso à IA contribui para estimular a motivação e o compromisso do aluno com as aprendizagens, através da otimização dos processos de autorreflexão e de autorregulação. A utilização da IA possibilita aos professores implementar práticas de diferenciação pedagógica, numa abordagem humanista, inscrevendo a IA enquanto recurso pedagógico promotor de uma melhoria dos processos pedagógicos, promovendo assim o desenvolvimento e a transformação das pessoas e dos contextos. O estudo demonstrou, ainda, a necessidade premente de a escola se reconfigurar e transformar, capacitando a comunidade educativa em literacia em IA, criando um código de conduta, garantindo a equidade, a inclusão e a democratização de práticas pedagógicas inovadoras com o digital.

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Publicado

2024-11-07

Como Citar

MADUREIRA, Cristiana Pizarro; BATISTA, José António Flambó Afonso. Contributos da IA nos Processos Pedagógicos e no Desenvolvimento Profissional e Organizacional: Percepções de Professores Portugueses. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 51–61, 2024. DOI: 10.21664/2238-8869.2024v13i3.p51-61. Disponível em: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/7547. Acesso em: 22 dez. 2024.