Avaliação da Concepção Ambiental em Alunos do 3º Ano do Ensino Médio: um estudo de caso em Bauru/SP

Autores

  • Christopher Cardoso Universidade do Sagrado Coração
  • Giovana Silvério Universidade do Sagrado Coração
  • Maria Elza Guijarro Universidade do Sagrado Coração
  • Beatriz Antoniassi Universidade do Sagrado Coração
  • Marcos Siqueira Universidade do Sagrado Coração

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2017v6i3.p305-319

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino de Biologia, Questionário Estruturado

Resumo

Embora os temas ambientais sejam muito discutidos nas escolas, muitos conceitos relacionados a essa temática são desconhecidos ou pouco compreendidos pelos professores e alunos. Este artigo apresenta os dados obtidos por meio de um questionário estruturado cujo objetivo foi avaliar o conhecimento de 193 alunos do 3º ano do Ensino Médio da cidade de Bauru/SP, tanto de escolas públicas quanto particulares. Após responderem um questionário que abordou temas correlatos à ecologia, educação ambiental, genética e desmatamento/reflorestamento, foram propostas duas intervenções pedagógicas aos alunos por meio das quais, realizou-se uma revisão dos conceitos exigidos no questionário. Obtevese uma média de acertos para primeira e segunda aplicação de 45,5% e 56,1% (públicas) e de 57,9% e 67,8% (particulares), respectivamente. As turmas apresentaram diferença estatística significante (p<0,05) a partir da comparação das médias de acertos. Observou-se que os alunos desconhecem muitos dos conceitos apresentados nas intervenções.

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Publicado

2018-02-02

Como Citar

CARDOSO, Christopher; SILVÉRIO, Giovana; GUIJARRO, Maria Elza; ANTONIASSI, Beatriz; SIQUEIRA, Marcos. Avaliação da Concepção Ambiental em Alunos do 3º Ano do Ensino Médio: um estudo de caso em Bauru/SP. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 305–319, 2018. DOI: 10.21664/2238-8869.2017v6i3.p305-319. Disponível em: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/2167. Acesso em: 22 dez. 2024.