Universidade e Território: Aproximações por Meio da Investigação-Ação-Participativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2024v13i3.p62-77

Palabras clave:

IAP, universidade, território

Resumen

O diálogo de saberes- fazeres, considerando a perspectiva decolonial, tem nos auxiliado em leituras de território que perpassam relações sociais, culturais e ambientais. Esse movimento  acontece a partir das coexistências espaço-temporais, bem como perpassa debates epistêmicos e conceituais acerca da descolonização do conhecimento, voltado para a ressignificação das formas de aprender-pesquisar-fazer-ensinar, ciências ‘outras’ e populares. Esse movimento busca reforçar relações universidade-território, com mais proximidade e contextualizadas com o lugar. O que requer a tessitura de movimentos em redes de sentir e pensar o mundo, considerando as diferenças,  lugares, sujeitos, naturezas  e territórios. Desse modo, no presente texto, buscamos refletir sobre a Investigação-Ação-Participativa (IAP), como caminho de coprodução de saberes-fazeres socioambientais, na relação universidade-território, tendo como base nossa práxis territorial no Centro de Integração Madre Maria Domênica, em Francisco Beltrão, Paraná, Brasil. Para tanto, dividimos nossa reflexão em dois momentos, primeiro abordamos a metodologia IAP, buscando evidenciar os princípios fundamentais, fases, níveis e regras  orientados pela obra de Orlando Fals Borda. E no segundo momento, buscamos refletir sobre algumas impressões acerca da coprodução de conhecimentos realizada no lugar e com os sujeitos. Assim, entre as principais aprendizagens estão a importância da inserção social com compromisso político, o que fortalece a relação sujeito-sujeito, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas com enraizamento territorial, e a importância de pesquisas participativas para a transformação social local.

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Publicado

2024-11-07

Cómo citar

CICHOSKI, Pamela; RUBIN-OLIVEIRA , Marlize. Universidade e Território: Aproximações por Meio da Investigação-Ação-Participativa. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 62–77, 2024. DOI: 10.21664/2238-8869.2024v13i3.p62-77. Disponível em: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/7557. Acesso em: 22 dic. 2024.