Educação Física Adaptada nas Escolas Públicas Brasileiras: Uma Revisão Sistemática a Propósito dos Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2023v12i2.p180-190

Palabras clave:

inclusão, educação física adaptada, escola pública

Resumen

Educação Física Adaptada (EFA) nas escolas públicas brasileiras: uma revisão sistemática a propósito dos estudantes com necessidades educacionais especiais. A revisão teve como principal objetivo verificar a produção científica especializada dos últimos 15 anos relacionada à educação física adaptada destinada a todos os estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE), no âmbito da escola pública brasileira. Recorreu-se a um procedimento sistemático, o qual contemplou um total de 28 estudos pesquisados nas bases de dados Scopus. Adotou-se o método misto de pesquisa nos termos. A partir dos descritores de pesquisa, os dados foram quantitativamente analisados por intermédio do software VOSviewer (van Eck & Waltman, 2010), sobre os quais aplicou-se a análise de conteúdo a fim de garantir a confiança e a credibilidade desta revisão. Os resultados mostraram que, excetuando-se os estudos de Haegele et al., (2017)/Meletti & Ribeiro (2104), praticamente inexistem estudos acerca da educação física adaptada nas escolas públicas brasileiras. Isso põe em questão, em termos práticos, se o atendimento oficial às crianças com necessidades educacionais vem sendo adequado. Embora o tema da educação inclusiva seja amplamente consensual, pesquisas futuras poderiam esclarecer o que pensam os professores, bem como os recursos que empregam a fim de conceber programas de educação física adaptada.

Citas

Aksakal N 2018. Evaluation of physical education teacher candidate views towards inclusive education approach. Education Quarterly Reviews, 1(2): 189–198
Brasil, Presidência da República (1961). LEI Nº 4.024, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1961 - Publicação Original. https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html acessado em 06/04/2023.
Brasil, Presidência da República (1971). LEI Nº 4.024, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1971 - Publicação Original. https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html acessado em 06/04/2023
Brasil, Ministério da Educação (MEC). (2008). Inclusão: Revista da educação especial. 4(1):1-67.
Brasil. PARECER CNE/CES No 215 DE 11 DE MARÇO DE 1987. Brasília, DF, 1987b. Disponível em: https://www.confef.org.br/confef/legislacao/10
Brasil, Presidência da República. (1988). Constituição Federal da República.
Brasil, Ministério da Educação. (2006). Saberes e Práticas da Educação.
Bueno JGS 1999. Diversidade, deficiência e educação. Revista Espaço 12:3-12.
Carvalho R E 2004. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. 2ª Ed. Porto Alegre. Mediação.
Creswell J W 2009. Research Design – Qualitative, Quantitative, ad mixed Methods Approaches. 3a Ed. Sage, London.
Colorado State Department Of Education 1989. Adapted physical education, occupational therapy, and physical therapy in the public school: Procedures and Recommended guidelines. Procedures manual. Denver.
Cunha R F P, Gomes A L L 2017. Concepções de professores de educação física sobre inclusão escolar. Práxis Educativa, 12(2): 414–429.
Doulkeridou A, Evaggelinou C, Mouratidou K, Koidou E, Panagiotou A, Kudlacek M 2011. Attitudes of greek physical education teachers towards inclusion of students with disabilities in physical education classes. International Journal of Special Education 26(1): 1 – 11.
Dwyer G M, Baur LA, Hardy L L 2009. The challenge of understanding and assessing physical activity in preschool-age children: Thinking beyond the framework of intensity, duration and frequency of activity. J. Sci. Med. Sport. 12:534–536.
Freire S 2008. Um olhar sobre a inclusão. Revista da Educação. 16(1):5-20.
Folsom-Meek S L, Nearing R J, Krampf H 1995. Relationships between preservice physical education teacher attributes and attitude toward students with mild disabilities. Annual Meeting of the American Alliance for Health, Physical Education, Recreation and Dance. Anais.Portland 1-37. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED385540.
Gonçalves V O, Leite S T, Duarte E. A 2020. Educação física adaptada no currículo de formação profissional em educação física. Itinerarius Reflectionis. Revista Eletrônica de Graduação e Pós-Graduação em Educação 16(3): 1–15. Disponível em: https://revistas.ufg.br/rir/article/view/58110
Haegele J A 2019. Inclusion Illusion: Questioning the Inclusiveness of Integrated Physical Education. Quest. 71(4):387-397.
Haegele J A, Sutherland S 2015. Perspectives of students with disabilities toward Physical Education: a Qualitative Inquiry Review. Quest. 67(3):255 – 273.
Haegele, J.A et al. (2017). Students with disabilities in Brazil, Japan, South Korea, and the United States: Implications for inclusion and social justice in physical education. In book: Inclusive Physical Activities: International Perspectives (pp.287-308) Chapter: 14 Ed Information Age.
Kassar MCM 2016. The school as a place for diversity and human development. Educação e Sociedade. 37(137):1223-1240.
Meletti S M F, Ribeiro K 2014. Indicadores educacionais sobre a educação especial no Brasil. Cad. Cedes. 34(93):175-189.
Mousouli M, Kokaridas D, Angelopoulou-Sakadami N, Aristotelous M 2009. Knowledge of and attitudes towards children with special needs by physical education students. International Journal of Special Education 24(3): 85–89.
Muller R M 1970. Adaptive Physical Education. Cornwells Heights Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED051216.
National Clearinghouse for Professions In Special Education. Adapted physical education teacher. Careers in special education and related services. Reston. 1991. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED420980
Nolan J, Duncan C, Hatton V 2000. Comparison of pre-service physical educators’ attitudes toward individuals with disabilities before and after adapted physical course work. National Conference of the Association of Teacher Educators. Orlando. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED467480
Pedersen S J, Cooley P D, Hernandez K 2014. Are Australian pre-service physical education teachers prepared to teach inclusive physical education? Australian Journal of Teacher Education 39(8): 51–62. Disponível em: https://search.informit.org/doi/abs/10.3316/informit.479305736280544
Piletic C K, Davis R 2010. A Profile of the introduction to adapted physical education course within undergraduate physical education teacher education programs. International Council for Health, Physical Education, Recreation, Sport, and Dance 5(2): 26–32. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ913329
Pittsburg Public School. Adapted physical education program. 1968 report. Pittsburg. 1968. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED026781.pdf
Rizzo T L, Kirkendall D R 1995. Teaching students with mild disabilities: what affects attitudes of future physical educators? Adapted Physical Activity Quarterly 12(3): 205–216. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/apaq/12/3/article-p205.xml
Ribeiro S M, Araújo P F 2004. A formação acadêmica refletindo na expansão do desporto adaptado: uma abordagem brasileira. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas 25(3): 57–69. Disponível em: http://rbce.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/viewFile/238/240
Stainback S B, Stainback W. C. 1996. Inclusion: a guide for educators. P.H. Brookes Publishing Company.
Tavares L M F L, Santos L M M, Freitas M N C. 2016. A educação inclusiva: um estudo sobre a formação docente. Revista Brasileira de Educação Especial 22(4): 527–542. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382216000400005
Unesco. (1994). Declaração de Salamanca sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Conferência Mundial de Educação Especial.
Winnick J P 2004: Educação Física e Esportes Adaptados. Manole.
van Eck NJ, Waltman L 2010. Software survey: VOSviewer, a computer program for bibliometric mapping. Scientometrics 84(2):523-538. doi: 10.1007/s11192-009-0146-3. Epub 2009 Dec 31. PMID: 20585380; PMCID: PMC2883932.
VODOLA, T. M. Developmental and adapted physical education: a competency-based teacher training manual. Oakhurst. 1975. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED143165

Descargas

Publicado

2023-08-10

Cómo citar

BARROS, Denyse Leonor Modesto; COELHO, Carly de Faria; MARTINS, Patrícia Sardinha Leonardo Lopes. Educação Física Adaptada nas Escolas Públicas Brasileiras: Uma Revisão Sistemática a Propósito dos Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 180–190, 2023. DOI: 10.21664/2238-8869.2023v12i2.p180-190. Disponível em: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/6797. Acesso em: 22 jul. 2024.