As Escolas Públicas Municipais de Anápolis/GO: Criação, Denominação e Denominadores (1940-2013)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2020v9i3.p318-340

Palabras clave:

Escolas Públicas Municipais de Anápolis-GO, Criação, Denominação, Denominadores

Resumen

A secretaria municipal de ensino de Anápolis-GO possui 61 (sessenta e uma) escolas de ensino fundamental, dessas, 55 (cinquenta e cinco) são públicas, e 06 (seis) conveniadas/confessionais. Desse universo, excluíram-se as conveniadas e pesquisadas apenas as públicas que foram criadas entre 1940 e 2013, o que justifica o período delimitado para a pesquisa. Neste contexto, estabelecemos como objetivo da pesquisa analisar o processo de criação e denominação das escolas públicas municipais de Anápolis (1940-2013), e elaborar uma pequena biografia de seus denominadores, por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental. A criação das escolas públicas municipais de Anápolis deu-se conforme demanda de cada localidade e em consonância com o aumento populacional, em diferentes momentos históricos. Observamos que as denominações se alteraram de acordo com as mudanças nas políticas públicas educacionais brasileiras. Em razão disso, os denominadores foram escolhidos pelos políticos da cidade e os critérios para tal escolha foram diversos.

Biografía del autor/a

Sandra Elaine Aires de Abreu, Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil.; Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.

Doutorado em Educação: história, política, sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, Brasil. Docente no Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil.; e na Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.

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Publicado

2020-12-29

Cómo citar

ABREU, Sandra Elaine Aires de. As Escolas Públicas Municipais de Anápolis/GO: Criação, Denominação e Denominadores (1940-2013). Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 318–340, 2020. DOI: 10.21664/2238-8869.2020v9i3.p318-340. Disponível em: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/3513. Acesso em: 22 dic. 2024.