Tornar-se Pai ou Mãe: O desenvolvimento do processo parental

Autores/as

  • Cristina Araújo Martins Universidade do Minho.
  • Wilson Jorge Correia Pinto de Abreu Escola Superior de Enfermagem do Porto.
  • Maria do Céu Aguiar Barbieri de Figueiredo Escola Superior de Enfermagem do Porto.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2017v6i4.p146-161

Resumen

De entre as transições que o sistema familiar enfrenta, a transição para a parentalidade é considerada como uma das mais dramáticas e intensas. Acresce complexificação ao sistema familiar e requer reorganização de identidades e papéis. Este estudo procurou compreender como se desenvolve a transição para o exercício da parentalidade durante o primeiro ano de vida da criança, através do recurso à Grounded Theory e entrevistas semiestruturadas (total de 75), complementadas com observação, em cinco momentos de colheita de dados. A teoria explicativa emergente evidencia o tornar-se pai ou mãe como complexo processo de transformação identitária que ocorre em contínua interação com múltiplos sistemas interrelacionados e sobreleva a temporalidade da condição parental. A metodologia adotada no estudo possibilitou a compreensão da natureza psicossocial do fenómeno parentalidade, produzindo conhecimento que se constitui como ponto de reflexão e sensibilização para a mudança e inovação dos contextos de prática de enfermagem com famílias.

Biografía del autor/a

Cristina Araújo Martins, Universidade do Minho.

Escola superior de Enfermagem da Universidade do Minho.

Wilson Jorge Correia Pinto de Abreu, Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Maria do Céu Aguiar Barbieri de Figueiredo, Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Escola Superior de Enfermagem do Porto.

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Publicado

2017-12-31

Cómo citar

MARTINS, Cristina Araújo; ABREU, Wilson Jorge Correia Pinto de; FIGUEIREDO, Maria do Céu Aguiar Barbieri de. Tornar-se Pai ou Mãe: O desenvolvimento do processo parental. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 146–161, 2017. DOI: 10.21664/2238-8869.2017v6i4.p146-161. Disponível em: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/2672. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Edição Especial - Investigação Qualitativa: Permeabilidade entre as Ciências Sociais e Humanas