Integração da Educação Superior à Educação Básica: Uma experiência do PIBID no Ensino Médio

Autores/as

  • Ruth de Fátima Oliveira Tavares Universidade Estadual de Goiás – UEG.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2015v4i3.p231-237

Resumen

Este trabalho trata das ações de ensino e pesquisa desenvolvidas pelo subprojeto do Curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Goiás-UEG (Campus Pires do Rio) no Colégio Estadual Professor Ivan Ferreira, sob o âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID - com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Através da realização de diálogos entre o ensino e a pesquisa em História com as demandas e necessidades da escola pública, o subprojeto em questão integrou a educação superior à educação básica, contribuiu na formação dos acadêmicos-bolsistas e possibilitou a ampliação e associação da proposta de professor e pesquisador em História, preparando-os para a docência...

Palavras chave: História; Ensino; Pesquisa; PIBID.

Biografía del autor/a

Ruth de Fátima Oliveira Tavares, Universidade Estadual de Goiás – UEG.

Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO. Docente na Universidade Estadual de Goiás – UEG.

Citas

Cunha MI 2001. O bom professor e sua prática. Papirus, Campinas, 184 pp.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da educação básica em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Resolução CNE/CP 1/2002. Brasília.
Fonseca TNL 2006. História e Ensino de História. Autêntica, Belo Horizonte, 120 pp.
Napolitano M 2011. Como usar o cinema na sala de aula. Contexto, São Paulo, 249 pp.
Orientações curriculares para o ensino médio – História – MEC – Brasília.

Publicado

2015-12-20

Cómo citar

TAVARES, Ruth de Fátima Oliveira. Integração da Educação Superior à Educação Básica: Uma experiência do PIBID no Ensino Médio. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 231–237, 2015. DOI: 10.21664/2238-8869.2015v4i3.p231-237. Disponível em: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/1421. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Notas Técnicas, Pedagógicas ou Científicas