O Software webQDA no Apoio à Construção de Conhecimento: Um relato de experiência na pesquisa qualitativa
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2015v4i3.p81-86Resumen
Este artigo relata a experiência da utilização do software webQDA no apoio à construção de conhecimento na pesquisa qualitativa. A ferramenta possibilitou tanto a organização quanto na análise dos dados, permitindo aprofundar o percurso metodológico ancorado no referencial teórico da Teoria Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva (TIPESC) e na epidemiologia crítica. No processo, as entrevistas foram transcritas e inseridas no software e a categorização dos dados foi segundo a consistência e frequência dos fragmentos de textos, núcleos de sentido, o que permitiu evidenciar quatro categorias e dezesseis subcategorias nos resultados. Entende-se que com o software foi possível dirimir a subjetividade dos pesquisadores envolvidos no desenvolvimento do estudo e, a partir deste se pode elaborar os resultados e a análise dos dados com mais profundidade, o que se considera como um processo que qualificou o estudo.
Palavras chave: Ferramentas de Software; Pesquisa Qualitativa; Enfermagem.
Citas
Breilh, J 2006. Epidemiologia crítica: Ciência emancipadora e interculturalidade. Editora Fiocruz, Rio de Janeiro, 317 pp.
Egry EY 1996. Saúde Coletiva: construindo um novo método em enfermagem. Ícone, São Paulo, 144 pp.
Souza FN, Costa AP, Moreira A 2011. Análise de dados qualitativos suportada pelo software webQDA. Atlas da VII Conferência internacional de TIC, na educação: perspectivas de Inovação; 2011 maio 12 e 13; Braga; Portugal. p 49-56. Available from: http://www.webqda.com/wp-content/uploads/2012/06/ artigoChallanges2011.pdf
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.