A Escolha de um Curso Superior: Um ranking pessoal

Autores/as

  • Paulo Jorge de Almeida Pereira Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra – ISCAC. Portugal.
  • Isabel Maria Mendes Pedrosa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra – ISCAC. Portugal.
  • Jorge Bernardino Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2015v4i3.p64-80

Resumen

Anualmente, dezenas de milhares de jovens portugueses candidatam-se a uma vaga no ensino superior, numa das mais importantes escolhas que farão ao longo das suas vidas. Neste trabalho propomos um portal que possui todos os critérios e indicadores disponíveis e relevantes para a escolha de um curso superior, disponibilizando os recursos e as opções necessárias para que sejam os candidatos e não o Estado ou qualquer outra entidade a hierarquizar as suas prioridades. De acordo com o algoritmo proposto, atribuindo uma maior ou menor importância aos critérios e indicadores que considerar relevantes de acordo com os seus objetivos, o candidato poderá gerar várias simulações criando um ranking pessoal de pares de cursos/instituições.

Palavras chave: Acesso ao Ensino Superior; Educação; Sistemas de Apoio à Decisão.

Biografía del autor/a

Paulo Jorge de Almeida Pereira, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra – ISCAC. Portugal.

MSc em Sistemas de Informação de Gestão pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra – ISCAC. Professor no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra – ISCAC. Portugal.

Isabel Maria Mendes Pedrosa, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra – ISCAC. Portugal.

PhD em Information Science and Technology pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Docente no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra – ISCAC. Portugal.

Jorge Bernardino, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC. Portugal.

PhD em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra. Docente no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC. Portugal.

Citas

Amaral A 2010. Tendências recentes dos sistemas de avaliação do ensino superior na Europa. In: Sísifo, Lisboa, 12(1): 51-62.
Assembleia da República Portuguesa 2012. Resolução da Assembleia da República n.o 53/2012, 1.a série. In Diário da República 2262. [cited 2015]. Available from: http://dre.pt/pdf1sdip/2012/04/ 08000/0226202262.pdf.
Brites-ferreira J, Seco G, Canastra F & Abreu ISM 2011. (In)sucesso académico no Ensino Superior: conceitos. factores e estratégias de intervenção, 2(1):28–40.
DGES 2014b. Nota relativa ao processo de acesso ao ensino superior 2014-2015 3a Fase. p. 1–8.
DGES. Ciclos autorizados. 2014a [cited 2015 Jan 1]. Available from http://www.dges.mctes.pt/ DGES/pt/OfertaFormativa/CursosConferentesDeGrau/CiclosAutorizados/.
Gleason BW 2002. Technologies to Make IT Personal Obstacles, and Options A View from Boston College. Web Portals and Higher Education: Technologies to Make IT Personal.
Martins FM 2013. A A3ES como Entidade Reguladora Independente Natureza e Regime Jurídico. Universidade do Porto.
Portela F, Santos MF 2013. A Decision Support System for Portuguese Higher Education Course Selection – First Round. In Proceedings of the International Conference on Knowledge Discovery and Information Retrieval and the International Conference on Knowledge Management and Information Sharing. p. 360–367. Available From: http://doi.org/10.5220/0004545503600367/.

Publicado

2015-12-20

Cómo citar

PEREIRA, Paulo Jorge de Almeida; PEDROSA, Isabel Maria Mendes; BERNARDINO, Jorge. A Escolha de um Curso Superior: Um ranking pessoal. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 64–80, 2015. DOI: 10.21664/2238-8869.2015v4i3.p64-80. Disponível em: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/1411. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Tecnologias, Convergência Epistemológica da Complexidade