A Escolha de um Curso Superior: Um ranking pessoal
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2015v4i3.p64-80Resumen
Anualmente, dezenas de milhares de jovens portugueses candidatam-se a uma vaga no ensino superior, numa das mais importantes escolhas que farão ao longo das suas vidas. Neste trabalho propomos um portal que possui todos os critérios e indicadores disponíveis e relevantes para a escolha de um curso superior, disponibilizando os recursos e as opções necessárias para que sejam os candidatos e não o Estado ou qualquer outra entidade a hierarquizar as suas prioridades. De acordo com o algoritmo proposto, atribuindo uma maior ou menor importância aos critérios e indicadores que considerar relevantes de acordo com os seus objetivos, o candidato poderá gerar várias simulações criando um ranking pessoal de pares de cursos/instituições.
Palavras chave: Acesso ao Ensino Superior; Educação; Sistemas de Apoio à Decisão.
Citas
Assembleia da República Portuguesa 2012. Resolução da Assembleia da República n.o 53/2012, 1.a série. In Diário da República 2262. [cited 2015]. Available from: http://dre.pt/pdf1sdip/2012/04/ 08000/0226202262.pdf.
Brites-ferreira J, Seco G, Canastra F & Abreu ISM 2011. (In)sucesso académico no Ensino Superior: conceitos. factores e estratégias de intervenção, 2(1):28–40.
DGES 2014b. Nota relativa ao processo de acesso ao ensino superior 2014-2015 3a Fase. p. 1–8.
DGES. Ciclos autorizados. 2014a [cited 2015 Jan 1]. Available from http://www.dges.mctes.pt/ DGES/pt/OfertaFormativa/CursosConferentesDeGrau/CiclosAutorizados/.
Gleason BW 2002. Technologies to Make IT Personal Obstacles, and Options A View from Boston College. Web Portals and Higher Education: Technologies to Make IT Personal.
Martins FM 2013. A A3ES como Entidade Reguladora Independente Natureza e Regime Jurídico. Universidade do Porto.
Portela F, Santos MF 2013. A Decision Support System for Portuguese Higher Education Course Selection – First Round. In Proceedings of the International Conference on Knowledge Discovery and Information Retrieval and the International Conference on Knowledge Management and Information Sharing. p. 360–367. Available From: http://doi.org/10.5220/0004545503600367/.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.