Análise das Matrizes Curriculares dos Cursos de Arquitetura e Engenharia Civil na Cidade do Recife Voltadas à Construção Sustentável

Autores/as

  • Elisabeth Maria Ferreira Severo Faculdade de Engenharia Civil da Universidade do Porto - FEUP, Portugal.
  • Hipólito José Campos de Souza Faculdade de Engenharia Civil da Universidade do Porto – FEUP. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2015v4i3.p47-63

Resumen

No intuito de permitir que os principais agentes que atuam na construção civil possam desenvolver suas atividades focados na sustentabilidade de ambiente construído, propõe-se às instituições de ensino superior - IES da cidade do Recife a inserção na matriz curricular dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura de disciplinas relacionadas à sustentabilidade. Constatou-se que o curso de Arquitetura possui perfil curricular com ênfase nas disciplinas de inovação tecnológica, ambiental e social. Já o curso de Engenharia Civil constatou-se uma maior presença nas disciplinas relacionadas a inovação tecnológica, economia e social. Verificou-se também que apesar das IES Privadas disponibilizarem maior número de vagas, as Públicas foram as que tiveram melhores indicadores de qualidade, tanto no que diz respeito às instituições em si, quanto aos seus cursos de Engenharia Civil e o de Arquitetura. A falta de disciplinas de sustentabilidade nos cursos citados, poderá acarretar construções inadequadas ao ambiente construído.

Palavras chave: Sustentabilidade do Ambiente Construído; Instituições de Ensino Superior; Arquitetura e Engenharia Civil Recife.

Biografía del autor/a

Elisabeth Maria Ferreira Severo, Faculdade de Engenharia Civil da Universidade do Porto - FEUP, Portugal.

Mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco - POLI-UPE. Docente na Faculdade de Engenharia Civil da Universidade do Porto - FEUP, Portugal.

Hipólito José Campos de Souza, Faculdade de Engenharia Civil da Universidade do Porto – FEUP. Portugal.

PhD em Civil Enginnering pela Universidade do Porto. Docente na Faculdade de Engenharia Civil da Universidade do Porto – FEUP. Portugal.

Citas

Câmara Municipal do Recife 2015. Legislação de Recife.
Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil 2015. Legislação.
Conselho Federal de Engenharia e Agronomia 2014. Legislação.
Forum for the Future 2012. The Five Capitals Models – a framework for Sustainability. In Forum for the Future, London, vol.1, p. 01-06.
IBGE 2012. Anual da Indústria da Construção 2012. Vol. 22. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Rio de Janeiro, 98 pp.
INEP [homepage on the Internet] INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [cited 2015]. Available from http://portal.inep.gov.br/.
Ministério da Educação 2014a. Legislação do Ministério da Educação.
Ministério da Educação 2014b. Portal e-MEC do Ministério da Educação.
Pinto H 2015. Engenheiros Escassos e Pouco Qualificados. Revista Techoje do Instituto de Educação Tecnológica [serial on the Internet]. [cited 2015]
Plessis C 2002. Agenda 21 for Sustainable Construction in Developing Countries – A distussion document. In Constrction Industry Development Board, Pretoria, South Africa.
Salermo MS, Lins LM, Araújo BCPO, Gomes LAV, Toledo D, Nascimento PM 2015. Evolução da Formação de Engenheiros e Profissionais Técnicos-Científicos no Brasil entre 2000 e 2011. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP., Fev 2015.
Senado do Governo Brasileiro 2015. Projeto de Lei Constitucional PLC No. 10/2013.
Silva SEM 2000. Indicadores de sustentabilidade urbana: as perspectivas e as limitações da operacionalização de um referencial sustentável, Dissertação de Mestrado (Engenharia Urbana), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 260 pp.
WBCSD 2012. Vision 2050: The New Agenda for Business. In World Business Council for Sustainable Development, Conches, vol.1, pp.10-20.

Publicado

2015-12-20

Cómo citar

SEVERO, Elisabeth Maria Ferreira; SOUZA, Hipólito José Campos de. Análise das Matrizes Curriculares dos Cursos de Arquitetura e Engenharia Civil na Cidade do Recife Voltadas à Construção Sustentável. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 47–63, 2015. DOI: 10.21664/2238-8869.2015v4i3.p47-63. Disponível em: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/1409. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Tecnologias, Convergência Epistemológica da Complexidade