Entre o Instrumento e o Outro: Considerações sobre antigos e novos recursos didáticos na escola

Autores

  • Joana de Jesus Andrade Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo
  • Thiago Bernardo Cavassani Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo
  • Daniela Gonçalves Abreu Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2014v3i3.p161-178

Resumo

Este texto configura-se como um ensaio reflexivo acerca dos recursos didáticos e dos processos de significação nas relações de ensino. Com base nos trabalhos de Vigotski, é destacada a centralidade da linguagem como meio/modo de significação e o papel dos sujeitos em interação, considerando-se a importância de que o ato de ensinar tenha como ponto de partida e objetivo a produção do conhecimento. Refletindo sobre o uso dos livros didáticos, da Internet, dos recursos audiovisuais, da experimentação, das visitas programadas, se destaca que no ensino de ciências, o desenvolvimento de modos de atuação atentos às transformações culturais da ciência e da tecnologia, orienta ao estabelecimento de interações sociais cada vez mais ricas e diversificadas, bem como, também mais desafiadoras e complexas...

Palavras-Chave: Recursos Didáticos; Significação; Relações de Ensino.

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Publicado

2014-11-27

Como Citar

ANDRADE, Joana de Jesus; CAVASSANI, Thiago Bernardo; ABREU, Daniela Gonçalves. Entre o Instrumento e o Outro: Considerações sobre antigos e novos recursos didáticos na escola. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 161–178, 2014. DOI: 10.21664/2238-8869.2014v3i3.p161-178. Disponível em: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/912. Acesso em: 22 nov. 2024.