Integração entre Educação Ambiental e Ensino de Botânica: Uma Percepção dos Alunos na Visita ao Parque Ecológico Taboão no município de Lorena-São Paulo, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2025v14i3.8025

Palavras-chave:

visita de campo, parque ecológico, ensino de ciências

Resumo

Este estudo explora o potencial do Parque Ecológico Taboão, localizado no município de Lorena, São Paulo, como uma ferramenta pedagógica no ensino de botânica e educação ambiental para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa incluiu uma aula teórica, seguida por uma visita ao parque, onde foram realizadas avaliações iniciais e finais para medir o impacto da experiência no aprendizado dos alunos. Durante a visita, os alunos produziram relatórios, expressando suas percepções sobre a experiência. Os resultados indicaram que a visita ao parque foi extremamente benéfica, proporcionando aos alunos um contato direto com as plantas, o que enriqueceu sua compreensão das características botânicas e aumentou sua motivação para o estudo. Além disso, este artigo busca divulgar o parque como um recurso pedagógico eficaz, incentivando outros educadores a utilizarem esse espaço em suas práticas de ensino. A observação das plantas em seu ambiente natural foi fundamental para consolidar o conhecimento, reforçando a importância de métodos educativos que envolvem o contato prático e visual.

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Publicado

2025-09-04

Como Citar

LIMA , Carine Palmeira de; ANTUNES, Luiz Fernando de Sousa; TOMACHUK , Célia Regina. Integração entre Educação Ambiental e Ensino de Botânica: Uma Percepção dos Alunos na Visita ao Parque Ecológico Taboão no município de Lorena-São Paulo, Brasil. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 295–309, 2025. DOI: 10.21664/2238-8869.2025v14i3.8025. Disponível em: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/8025. Acesso em: 7 set. 2025.