A Educação Ambiental e a Formação de Professores

Autores

  • Aiany Ruth Silva de Assis Colégio Estadual Dr. Vasco dos Reis Gonçalves – CEVRG.
  • Manoel Rodrigues Chaves Universidade Federal de Goiás – UFG.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2015v4i3.p186-198

Resumo

A questão ambiental impõe às sociedades buscar novas formas de pensar e agir, encontrar novos caminhos que garantam a sustentabilidade ecológica. O trabalho conjunto entre as pessoas dentro e fora do ambiente escolar permite desenvolver relações solidárias de respeito e comprometimento com o ambiente em sua totalidade, bem como modificar o modo de gerenciar os recursos disponíveis no planeta, pois os conflitos naturais de diversas percepções a respeito do ambiente exigem uma maior compreensão acerca dos interesses socioeconômicos, considerando-se a oscilação das desigualdades sociais. Os conhecimentos em Geografia e Biologia referente à Educação Ambiental (EA) propõem o desenvolvimento de posturas e valores pertinentes às relações entre os seres humanos entre estes e o meio. Possibilitam que o processo pedagógico desenvolva a construção de conceitos científicos e verificar a contribuição dos professores das áreas de Geografia e Biologia à Educação Ambiental...

Palavras-chave: Educação Ambiental; Formação de Professores; Escolas.

Biografia do Autor

Aiany Ruth Silva de Assis, Colégio Estadual Dr. Vasco dos Reis Gonçalves – CEVRG.

Mestre em Estudos Ambientais pela universidade Federal de Goiás – UFG. Docente no Colégio Estadual Dr. Vasco dos Reis Gonçalves – CEVRG.

Manoel Rodrigues Chaves, Universidade Federal de Goiás – UFG.

Doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro - UNESP/Rio Claro. Docente na Universidade Federal de Goiás – UFG.

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Publicado

2015-12-20

Como Citar

ASSIS, Aiany Ruth Silva de; CHAVES, Manoel Rodrigues. A Educação Ambiental e a Formação de Professores. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 186–198, 2015. DOI: 10.21664/2238-8869.2015v4i3.p186-198. Disponível em: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/1418. Acesso em: 23 dez. 2024.