Análise das Matrizes Curriculares dos Cursos de Arquitetura e Engenharia Civil na Cidade do Recife Voltadas à Construção Sustentável

Autores

  • Elisabeth Maria Ferreira Severo Faculdade de Engenharia Civil da Universidade do Porto - FEUP, Portugal.
  • Hipólito José Campos de Souza Faculdade de Engenharia Civil da Universidade do Porto – FEUP. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2015v4i3.p47-63

Resumo

No intuito de permitir que os principais agentes que atuam na construção civil possam desenvolver suas atividades focados na sustentabilidade de ambiente construído, propõe-se às instituições de ensino superior - IES da cidade do Recife a inserção na matriz curricular dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura de disciplinas relacionadas à sustentabilidade. Constatou-se que o curso de Arquitetura possui perfil curricular com ênfase nas disciplinas de inovação tecnológica, ambiental e social. Já o curso de Engenharia Civil constatou-se uma maior presença nas disciplinas relacionadas a inovação tecnológica, economia e social. Verificou-se também que apesar das IES Privadas disponibilizarem maior número de vagas, as Públicas foram as que tiveram melhores indicadores de qualidade, tanto no que diz respeito às instituições em si, quanto aos seus cursos de Engenharia Civil e o de Arquitetura. A falta de disciplinas de sustentabilidade nos cursos citados, poderá acarretar construções inadequadas ao ambiente construído.

Palavras chave: Sustentabilidade do Ambiente Construído; Instituições de Ensino Superior; Arquitetura e Engenharia Civil Recife.

Biografia do Autor

Elisabeth Maria Ferreira Severo, Faculdade de Engenharia Civil da Universidade do Porto - FEUP, Portugal.

Mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco - POLI-UPE. Docente na Faculdade de Engenharia Civil da Universidade do Porto - FEUP, Portugal.

Hipólito José Campos de Souza, Faculdade de Engenharia Civil da Universidade do Porto – FEUP. Portugal.

PhD em Civil Enginnering pela Universidade do Porto. Docente na Faculdade de Engenharia Civil da Universidade do Porto – FEUP. Portugal.

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Publicado

2015-12-20

Como Citar

SEVERO, Elisabeth Maria Ferreira; SOUZA, Hipólito José Campos de. Análise das Matrizes Curriculares dos Cursos de Arquitetura e Engenharia Civil na Cidade do Recife Voltadas à Construção Sustentável. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 47–63, 2015. DOI: 10.21664/2238-8869.2015v4i3.p47-63. Disponível em: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/1409. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Tecnologias, Convergência Epistemológica da Complexidade