Vertentes da Educação Ambiental: da conservacionista à critica

Autores

  • Jéssica de Andrade Santos Universidade Estadual de Goiás - UEG.
  • Mirza Seabra Toschi Universidade Estadual de Goiás - UEG.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2015v4i2.p241-250

Resumo

Ao longo de sua história a Educação Ambiental recebeu várias denominações, desse modo o presente trabalho visou analisar as vertentes da educação ambiental presentes atualmente, assim como, entender sua formação histórica. Para isto foi realizada revisão de literatura utilizando como aporte teórico, o trabalho de Layrargues e Lima (2011). A Educação Ambiental surge em 1965 em um contexto de preocupação com os recursos naturais. No Brasil, porém, esta prática educativa só foi instituída na década de 1980. Até este período a educação ambiental possuía enfoque estritamente ambiental. Atualmente existem várias vertentes e, neste trabalho, foram consideradas três macrotendências principais, conservacionista, pragmática e crítica, que se diferenciam principalmente por seus objetivos com relação ao meio ambiente e à sociedade.

Palavras chave: História; Macrotendências; Sociedade.

Biografia do Autor

Jéssica de Andrade Santos, Universidade Estadual de Goiás - UEG.

Mestrado em andamento em Recursos Naturais do Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás - UEG.

Mirza Seabra Toschi, Universidade Estadual de Goiás - UEG.

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Docente da Universidade Estadual de Goiás - UEG.

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Publicado

2015-11-20

Como Citar

SANTOS, Jéssica de Andrade; TOSCHI, Mirza Seabra. Vertentes da Educação Ambiental: da conservacionista à critica. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 241–250, 2015. DOI: 10.21664/2238-8869.2015v4i2.p241-250. Disponível em: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/1350. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente (SNCMA2014)