EDUCAÇÃO SUPERIOR E INSTITUIÇÕES CONFESSIONAIS DE ENSINO: O QUE ELAS AINDA PODEM OFERECER A SOCIEDADE?

Autores

  • Ricardo Costa da Silva Souza Caggy Universidad Adventista del Plata

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-260X.2025v13i1.7644

Resumo

O Ensino Superior contribui para o desenvolvimento da ciência, da cultura e dos processos de desenvolvimento pessoal e profissional de uma sociedade. Neste contexto, e considerando os vetores de transformação da sociedade nas últimas décadas (tecnologia, comunicação, pós-modernidade), o ensino promovido pelas instituições confessionais, que já ocuparam altos postos neste sistema, tem sido excluído do processo de discussão sobre o impacto das instituições de ensino no desenvolvimento. As particularidades de uma instituição confessional de ensino, tais como a religiosidade envolvida, seus códigos de crenças, ritos e valores, por vezes, são considerados ultrapassados na sociedade. Este estudo buscou verificar quais as contribuições que essas instituições ainda podem fornecer à sociedade. Percebeu-se, por meio de uma revisão narrativa da literatura, que, além dos impactos gerados pelas demais instituições de ensino no desenvolvimento econômico, social, cultural e político, as instituições confessionais de ensino podem contribuir para o processo de formação moral e ética dos futuros profissionais, com códigos de conduta mais rigorosos e serviços comunitários que podem desenvolver, além de um comportamento moral, atitudes mais solidárias e altruístas, além de uma busca pelo desenvolvimento da espiritualidade do indivíduo, elementos que têm sido foco das principais organizações no mundo do trabalho.

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Publicado

2025-09-17

Como Citar

Costa da Silva Souza Caggy, R. (2025). EDUCAÇÃO SUPERIOR E INSTITUIÇÕES CONFESSIONAIS DE ENSINO: O QUE ELAS AINDA PODEM OFERECER A SOCIEDADE?. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 13(1), 1–14. https://doi.org/10.37951/2358-260X.2025v13i1.7644