O PAPEL DA SEGURANÇA CIBERNÉTICA PARA A PROMOÇÃO DO APRENDIZADO SIGNIFICATIVO E DE PRÁTICAS SOCIAIS TRANSFORMADORAS NO MUNDO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2025v13i1.7600Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar conceitos, ferramentas e práticas metodológicas que possibilitem mudanças positivas na formação e atuação de gestores, bem como no modo de gerir ambientes de aprendizagem. A abordagem qualitativa foi utilizada como fundamento e a pesquisa bibliográfica, por meio de uma revisão teórica baseada nos pensamentos de Demo (2011), Moran, Masetto e Behrens (2010), Ribble (2015), Santos (2022), Zimmer (2023) e outros documentos normativos orientaram as discussões sobre a implementação de políticas de segurança da informação. Ao concluirmos a produção desta investigação, ficou claro que só há uma estratégia educacional que garanta os princípios da segurança da informação quando os professores são capacitados a promover um trabalho de conscientização a partir da prática pedagógica no ambiente virtual. Constatou-se que a segurança da informação potencializa, entre outras diversas vantagens ao aprendizado, a autonomia, autoestima, conhecimento básico da legislação, criatividade, vivência em pesquisa, construção de objetos virtuais, compartilhamento do conhecimento em comunidade, iniciativa, raciocínio lógico e, consequentemente, produtividade. Por fim, essa postura de uso consciente e solidário de recursos digitais estabelece algumas mudanças na forma como o mundo e a educação são vistos na relação professor-estudante-conhecimento.
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