O PAPEL DA SEGURANÇA CIBERNÉTICA PARA A PROMOÇÃO DO APRENDIZADO SIGNIFICATIVO E DE PRÁTICAS SOCIAIS TRANSFORMADORAS NO MUNDO DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-260X.2025v13i1.7600

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar conceitos, ferramentas e práticas metodológicas que possibilitem mudanças positivas na formação e atuação de gestores, bem como no modo de gerir ambientes de aprendizagem. A abordagem qualitativa foi utilizada como fundamento e a pesquisa bibliográfica, por meio de uma revisão teórica baseada nos pensamentos de Demo (2011), Moran, Masetto e Behrens (2010), Ribble (2015), Santos (2022), Zimmer (2023) e outros documentos normativos orientaram as discussões sobre a implementação de políticas de segurança da informação. Ao concluirmos a produção desta investigação, ficou claro que só há uma estratégia educacional que garanta os princípios da segurança da informação quando os professores são capacitados a promover um trabalho de conscientização a partir da prática pedagógica no ambiente virtual. Constatou-se que a segurança da informação potencializa, entre outras diversas vantagens ao aprendizado, a autonomia, autoestima, conhecimento básico da legislação, criatividade, vivência em pesquisa, construção de objetos virtuais, compartilhamento do conhecimento em comunidade, iniciativa, raciocínio lógico e, consequentemente, produtividade. Por fim, essa postura de uso consciente e solidário de recursos digitais estabelece algumas mudanças na forma como o mundo e a educação são vistos na relação professor-estudante-conhecimento.

 

Biografia do Autor

José Roberto da Silva Júnior, IFAM

Professor de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. Licenciado em Letras e em Pedagogia. Lattes: https://lattes.cnpq.br/1709207446385314. Orcid: https://orcid.org/0009-0008-5585-3541. E-mail: robertojuniorgnose@gmail.com

Roberta Pasqualli, IFSC

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1999), Especialização em Informática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Especialização em Teorias e Metodologias da Educação pela UNOCHAPECÓ (2005), Especialização em Docência no Ensino Superior pela UNOCHAPECÓ (2008), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Chapecó. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Inovações Pedagógicas, Saberes Docentes e Educação a Distância. É Pós-Doutora em Educação pela UFRGS onde estudou os saberes docentes dos professores do Sistema Rede E-TEC Brasil.

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Publicado

2025-09-15

Como Citar

da Silva Júnior, J. R., & Pasqualli, R. (2025). O PAPEL DA SEGURANÇA CIBERNÉTICA PARA A PROMOÇÃO DO APRENDIZADO SIGNIFICATIVO E DE PRÁTICAS SOCIAIS TRANSFORMADORAS NO MUNDO DIGITAL. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 13(1), 1–6. https://doi.org/10.37951/2358-260X.2025v13i1.7600