SECAGEM DA AMÊNDOA DE CACAU (CRIOLLO) EM DIFERENTESTEMPERATURAS CULTIVADO NA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2025v13i1.7363Resumo
O cacau (Theobroma cacao L.) pertence à família Malvaceae e representa importância mundial para comercialização e produção de chocolate (APROTOSOAIE et al., 2016), sendo geralmente cultivado no oeste da África, América Latina e Sudeste da Ásia (ABT et al., 2018). De acordo com Landau (2020), a planta pode ser utilizada para a alimentação humana, com seu fruto podendo ser consumido in natura. Porém, a espécie é cultivada principalmente para o aproveitamento de suas sementes ou amêndoas, para produção de diversos derivados do cacau. O objetivo do estudo em questão é determinar a cinética de secagem da amêndoa de cacau da variedade (Criollo), em duas diferentes temperaturas (50 °C, 60 °C), com intervalo de tempo crescente. O presente trabalho foi desenvolvido durante o primeiro semestre de 2024, no laboratório de engenharia agrícola do campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), no município de Tomé-Açu/PA, com coordenadas geográficas de 02° 24’ 15’’S e 48° 09’ 51’’W. Os resultados apresentaram que apesar da diferença de temperatura e o tempo gasto nas secagens das amostras, ambas apresentaram um teor de água muito próximo. Contudo, concluiu-se que para atingir o equilíbrio higroscópico em menos tempo faz-se necessário realizar o aumento da temperatura a qual as amostras serão submetidas. A temperatura mais alta diminuiu significativamente o tempo de secagem, entretanto, ambas as temperaturas alcançaram resultados semelhantes em termos de teor de água nas amostras, Com a semelhança apontada nos resultados, constatou-se que a temperatura é um importante fator para acelerar o processo de secagem, porém é possível que outros fatores influenciem no resultado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.