AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE RENTABILIDADE NA PRODUÇÃO ORGÂNICA DE MILHO-VERDE NA REGIÃO DA ILHA DE SÃO LUÍS NO MARANHÃO
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2022v9i1.5934Resumo
Este estudo objetivou avaliar a viabilidade econômica da produção de milho-verde orgânico no Município de São Luís, Estado do Maranhão. Os dados foram coletados com base no primeiro cultivo do ano de 2017. Com base nestes, foi elaborada uma planilha de custo. A receita foi determinada em função da produtividade obtida e do preço pelo qual as espigas foram comercializadas. Com base nas entradas e saídas do fluxo de caixa, foram calculados os indicadores econômicos valor presente líquido (VPL) e taxa interna de retorno (TIR). Foi feita uma análise de sensibilidade, com choques de 15% sobre os valores dos custos de produção e sobre a redução da receita. O VPL para o presente projeto, em uma projeção de três anos, foi de R$ 15.602,95 para uma taxa de atratividade de 25%. A TIR ficou em 118,15%, podendo o projeto ser considerado com viabilidade financeira, tendo em vista o risco associado às atividades agropecuárias. Nas análises de sensibilidade, os componentes que tiveram maior impacto sobre os indicadores foram a redução na receita (por queda no preço ou na produtividade), com redução de 22,15% no VPL, e os gastos com fertilizantes, com redução de 12,56% na TIR.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.