EFICIÊNCIA DO USO SIMULTÂNEO ENTRE DENDROGRAMA E AMMI NA SELEÇÃO DE PROGÊNIES DE AÇAZEIRO
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2022v9i1.5931Resumo
A expansão do consumo de polpa do fruto de açaizeiro precisa urgentemente de pesquisas para conseguir novos cultivares, visando atender o mercado em franco crescimento. Um grande dificultador é a quantidade de materiais genéticos que atrapalha o entendimento do resultado gráfico, portanto este trabalho teve como objetivo o uso simultâneo da análise multivariada, do agrupamento por dendrograma e da AMMI para identificar as superiores. Um total de 76 progênies foi avaliado em delineamento experimental de blocos ao acaso, duas repetições e cinco plantas por parcela. Avaliou-se: FV – número de cachos verdes em formação; FLF – número de lançamentos foliares por estipe e; TM - Tamanho do cacho. As conclusões foram de que o uso combinado da análise multivariada, o agrupamento pelo dendrograma e a análise gráfica AMMI, possibilita estudar quantitativo alto de progênies, tornando-se eficaz, importante e preciso; há variabilidade genética disponível com contribuições individuais distintas para a interação GxA, assim como também os efeitos ambientais; as progênies com maior destaque para estabilidade e adaptabilidade são P29, P55, P7, P8, P38, P5 e P24, não se adicionando progênie com base no modelo AMMI2, expandindo-se com o dendrograma para as progênies P72, P70, P9, P61, P62, P64 e P73; o distinto desempenho das progênies conforme os anos de avaliação, mostra que o desenvolvimento das plantas gera resposta aos fatores ambientais em função do estádio de desenvolvimento fenológico, tornando importante a pesquisa para se conhecer as exigências e respostas do açaizeiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.