AVALIAÇÃO DE DADOS DE CONTROLE DE QUALIDADE FÍSICO QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DE LEITE “IN NATURA”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-260X.2023v10i2.6824

Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar a avaliação da qualidade físico-química e microbiológica do leite de vaca in natura no município de Uruana-GO. Foram selecionados três produtores de leite e avaliou-se as propriedades físico-químicas (gordura, proteína, lactose, Extrato Seco Desengordurado- ESD e Extrato Seco Total -EST) e microbiológicas (Contagem de Células Somáticas- CCS e Contagem Bacteriana Total- CBT) de leite in natura no período de 2019 a 2021. Os dados das análises físico-químicas e microbiológicas foram obtidos através de uma seleção de informações dos relatórios de controle de qualidade do Laticínio El Shaday EIRELI. Os dados foram tabulados em planilha Excel e realizou-se análise estatística utilizando a análise de variância (ANOVA) e teste Tukey a 5% de significância para uma comparação e verificação de desvios entre as médias. Os resultados das análises físico-químicas indicaram que, nos três anos avaliados durante o estudo, as variações de gordura, proteína, lactose, EST e ESD foram mínimos e estavam dentro dos valores preconizados pela legislação brasileira. Para a análise microbiológica, boa parte das amostras de leite não atendiam aos níveis de CCS e CBT estabelecidos pela legislação brasileira, ficando acima dos 500 mil cel/mL e 300 mil UFC/ mL, respectivamente. No geral, observou-se uma tendência na melhoria da qualidade microbiológica do leite ao longo do período estudado, com uma diminuição progressiva e destaque para os produtores P2 e P3 com uma redução do CBT de quase 80% ao longo do estudo. O acompanhamento e a assistência técnica dos produtores de leite, sobretudo daqueles que possuem menor nível tecnológico, deve ser uma prática constante para que se alcance um produto de melhor qualidade e que atenda à legislação brasileira.

Palavras-chave: controle de qualidade, produção leiteira, análise estatística, in natura.

Biografia do Autor

MARCIO RAMATIZ LIMA SANTOS, IF GOIANO

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Energia Nuclear na Agricultura (Esalq) pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto Federal Goiano Campus Ceres, desde o ano de 1995. Prof. do Programa de Pós-Graduação em Lato sensu em Produção e utilização de Alimentos para Animais de Interesse Zootécnico. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos funcionais, análise sensorial, antioxidantes, aproveitamento de resíduos e amido resistente.

Welto Elias de Oliveira, Instituto Federal Goiano Campus Ceres

Licenciando em Química do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres

Marcela Dias França, Instituto Federal Goiano Campus Ceres

Licenciatura e Bacharelado com atribuições tecnológica em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Mestrado sobre degradação de fármacos usando Processos Oxidativos Avançados (2011). Doutorado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2015), sobre a de sínteses de catalisadores a base de dióxido de titânio para aplicação em fotocatálise heterogênea solar na degradação de corantes. Atualmente é professora do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres (desde 2014), atuando como professora no ensino médio / técnico e superior.

Downloads

Publicado

2023-11-14

Como Citar

SANTOS, M. R. L., de Oliveira, W. E., & França, M. D. (2023). AVALIAÇÃO DE DADOS DE CONTROLE DE QUALIDADE FÍSICO QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DE LEITE “IN NATURA”. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 10(2), 1–9. https://doi.org/10.37951/2358-260X.2023v10i2.6824