DA (IN) EFICÁCIA DOS PROPÓSITOS RESSOCIALIZATÓRIOS ATRAVÉS DA INSTITUIÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2022v9i2.6231Resumo
O presente trabalho versa sobre a finalidade do instituto pena no Direito Penal, buscando responder a problemática do desvirtuamento das finalidades de prevenção da reincidência criminal, punição pelo ato infracional e a ressocialização do criminoso, assim como foi instituída, pelo viés de uma pesquisa bibliográfica. Porém, para tal objetivo, é necessário desenvolver um raciocínio desde o surgimento do Direito Penal, através de uma análise histórica. Também ressalta desenvolver uma análise do atual Direito Penal e Processual Penal e suas devidas aplicações para que, ao final, concluir-se como e de qual forma é possível que a finalidade da pena seja atingida. Através do viés dedutivo, a presente pesquisa se desenvolveu através de uma investigativa bibliográfica e, vale ressaltar a importância da presente proposta para a área jurídica, para que haja um despertar de uma nova visão da norma penal, portanto, o trabalho traz uma análise sobre as finalidades a que foi instituído a resposta do Estado ao criminoso, haja visto que sua aplicação resta prejudicada pelo ordenamento atual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.