ÁGUA NO SOLO EM FUNÇÃO DO VOLUME DE CHUVA EM DIFERENTES TEXTURAS DO SOLO EM AMBIENTE DE PASTEJO NO CERRADO
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2022v9i2.6103Resumo
Conhecer as condições de água do solo em diferentes volumes de chuva em condição de solo argiloso e arenoso, possibilita ao planejamento e ações que visam à conservação do meio ambiente e as planejamento agrícola. Portanto, neste trabalho objetivou avaliar disponibilidade de água no solo em função do volume de chuva em diferentes classes texturais em ambiente de pastejo no Cerrado. Em cada área foram feitas medições de condutividade hidráulica do solo, adicionando volumes equivalentes a 5, 10, 20, 40, 60, 80 e 100 mm de água. Para análise física e umidade gravimétrica, foram abertas trincheiras e retiradas amostras de solo indeformadas nas profundidades de 0-10, 10-20, 20-40 cm. Houve aumento da umidade do solo em função do volume de chuva. Houve aumento da umidade do solo em função do volume de chuva até aos 60 cm de profundidade. Solo de textura arenosa possui menor tempo de infiltração e o argiloso, conduz a água em maior profundidade, devido apresentar maior porosidade total do solo (0,52 m3 m-3) em relação ao solo arenoso (0,40 m3 m-3).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.