Expressões da Violência na Escola: Rupturas e desafios em debate

Autores

  • Sheila Daniela Medeiros Santos Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP); Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2014v3i3.p62-79

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar o modo como as crianças representam a violência na escola, assim como o impacto da experiência de violência nas relações que se instauram no contexto escolar. Para concretizar esse estudo utilizou-se os dados de uma pesquisa qualitativa (Lüdke e André 1986) realizada anteriormente em uma escola pública de ensino fundamental, localizada em Campinas, São Paulo. As análises do material empírico, ancoradas na perspectiva histórico-cultural em Psicologia (Vigotski 1999), evidenciaram fundamentalmente dois aspectos: as crianças recorrem a diferentes modos de linguagem (produções gráficas: desenhos e escrita; gestos;...

Palavras-Chave: Violência; Linguagem; Escola; Crianças; Pesquisa Qualitativa.

Biografia do Autor

Sheila Daniela Medeiros Santos, Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP); Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP) e Docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás

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Publicado

2014-11-27

Como Citar

SANTOS, Sheila Daniela Medeiros. Expressões da Violência na Escola: Rupturas e desafios em debate. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 62–79, 2014. DOI: 10.21664/2238-8869.2014v3i3.p62-79. Disponível em: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/907. Acesso em: 22 nov. 2024.